Boi: Queda no preço do milho anima pecuaristas

Publicado em 23/06/2016 11:10

Os preços do milho passaram a cair com força nestes últimos dias, cenário que animou diversos pecuaristas consultados pelo Cepea. Isso porque, com as cotações da arroba ainda firmes, a desvalorização do milho aumenta o poder de compra de pecuaristas frente ao insumo. Entre 15 e 22 de junho, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa do boi gordo subiu 0,11%, fechando a R$ 158,29 nessa quarta-feira, 22.

Pesquisadores do Cepea indicam que a oferta de animais para abate segue limitada, resultando em novos ajustes positivos nos valores da arroba, mesmo com a demanda da indústria enfraquecida, que relata dificuldade na venda da carne nos atuais patamares de preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cesar Augusto Pompeo Brasília - DF

    O preço da arroba do boi informado é da regiao de sao paulo? E em Goias, como é definido o preço???

    0
    • Marcos Hildenbrandt Rondonópolis - MT

      Cesar, o indicador é base Estado de SP, dividido em 4 regiões: Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru e São José do Rio Preto.

      Base de Ponderação dessas regiões: O peso de cada região na composição do Indicador é definido com base nos dados de volume de abate dos frigoríficos amostrados - atualizado mensalmente. A participação de cada região é definida pela soma dos volumes de abate das unidades que possuem cadastro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), consideradas no levantamento do dia.

      Para entender a diferença de base desse indicador da região do Sr., pode-se acompanhar o preço do dia da região com o indicador Cepea: http://cepea.esalq.usp.br/boi/ .

      Esse diferencial não é fixo, tem variações sazonais, mas tem um boa correlação. É importante acompanhar durante algum tempo para compreender essas variações.

      0
    • Cesar Augusto Pompeo Brasília - DF

      ok. Obrigado pelo esclarecimento Sr. Marcos. Acompanharei conforme me indicou. Abraço.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Veja Sr. JOÃO BATISTA OLIVI, o que o Sr. está promovendo, não é uma REVOLUÇÃO CULTURAL??? Reitero meu humilde bordão: O N.A. É UMA REVOLUÇÃO CULTURAL !!

      0
    • Marcos Hildenbrandt Rondonópolis - MT

      Sr. Paulo, a utilização de opções na comercialização é uma mudança radical na forma como ela é feita hoje. Caso um agrônomo receita a aplicação de um defensivo, digamos uma aplicação preventiva de um determinado fungicida, por exemplo; o produtor fará essa aplicação sem questionamento, pois a verificação do prejuízo é visível, é palpável. O custo de uma aplicação dessas custa o equivalente ao hedge de preço. O mesmo não ocorre com um seguro de preço, pois os prejuízos não são tão visíveis. Mesmo quando o produtor entrega sua produção muito abaixo do preço de mercado, devido a um contrato a termo, ainda assim se consola com a ideia de que deixou de ganhar, quando sabemos que houve sim uma perca e, muitas vezes, enorme, de receita que deixou de entrar no seu caixa. O travamento a um preço mínimo, garante o tempo necessário para fazer a venda, no seu melhor momento.

      Portanto, pode ser que demore algum tempo para que seja incorporada na cultura do produtor rural.

      0