Acrimat alerta para prazo de comunicado de vacina da brucelose

Publicado em 15/07/2016 11:15
Prazo termina hoje e o produtor que não comunicar ficará sem emitir GTA

O calendário de imunizações do primeiro semestre de 2016 encerrou dia 30 de junho, já os prazos de comunicação  estenderam-se até a primeira quinzena de julho. O procedimento completo requer que, após a vacinação, seja apresentado o atestado da vacinação para o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Com o descumprimento dos prazos o produtor tem a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA’s) bloqueada para qualquer finalidade, no mínimo, por trinta dias.

A campanha de vacinação da brucelose, que iniciou em 1º. de janeiro e foi até 30 de junho, tem limite máximo para sua comunicação, hoje - dia 15 de julho, sexta-feira. Já no caso da aftosa, que teve a primeira campanha do ano de 1º a 31 de maio, o prazo para comunicação encerrou dia 11 de julho.

Referência em sanidade animal, Mato Grosso tem mais de 29 milhões de cabeças – o maior rebanho do Brasil, e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) alerta para que os pecuaristas verifiquem os prazos e comuniquem o INDEA. “Nosso Estado tem o maior rebanho do país, com mais de 29 milhões de cabeças, somos referência em sanidade e o principal responsável por esse status é o produtor. E essa responsabilidade do pecuarista mato-grossense começa na vacinação e termina na comunicação ao Indea. Apesar do mês atípico que tivemos com as paralizações, é importante que esses prazos sejam cumpridos”, destacou o superintendente da Acrimat, Francisco Manzi.

Para os casos em que não houve a vacinação, o produtor deve procurar o INDEA para realizar a imunização assistida por um profissional do órgão. Para esses casos há multa e bloqueio da emissão de GTA.

Entenda as penalidades

Para o caso da comunicação das vacinas, quando o atraso é até 15 dias, a emissão de GTA’s, para qualquer finalidade, fica impedida 30 dias. Passado esse prazo, o tempo de cancelamento dobra de acordo com os dias em que não houve comunicado, ou seja, se o produtor apresentar o atestado com 20 dias de atraso, terá 40 dias de bloqueio na emissão das Guias.

Para o caso de não vacinação, há multa no valor de 2,25 UPF (Unidade Padrão Fiscal) por animal não vacinado dentro do período da campanha, a vacinação só pode ser realizada com autorização e acompanhamento do INDEA (com o custo da vacina) e bloqueio da emissão de GTA’s para qualquer finalidade por 30 dias, no mínimo, dobrando os dias de atraso, da mesma forma anterior. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Acrimat

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário