Boi MT: Entrave entre oferta e demanda mantém cotação praticamente estável nos últimos quatro meses

Publicado em 26/07/2016 08:07

Nos últimos quatro meses, o preço da arroba do boi gordo “parou no tempo”, realizando um comparativo entre a cotação média do mês de julho/16, até o dia 21/07, com abril/16, constata-se uma variação negativa de 0,43%.

E, com isso, a pergunta padrão é: como, em um ano de oferta restrita, o preço não consegue alçar “voos” maiores e buscar novos recordes? A explicação encontra-se no gráfico ao lado, onde através da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) realizada pelo IBGE obtém-se o índice do volume de vendas no comércio varejista, indicador que representa o comportamento do varejo brasileiro.

Como pode ser visto, a média do índice nos cinco primeiros meses de 2016 ficou em 100,96, pior valor desde 2011, demonstrando assim a piora clara no quadro da demanda. Diante disso, vislumbra-se que atualmente quem parece ter “tomado” as rédeas do preço do boi gordo é a demanda, limitando altas e até mesmo justificando as baixas.

Margens

Os equivalentes são indicadores que podem expressar de forma bruta a receita das indústrias frigoríficas mato-grossenses, e mais uma vez o Imea chama a atenção para eles.

Ao se vislumbrar o ECD (Equivalente Cortes Desossados) vê-se uma forte queda no decorrer de 2016, para se ter uma ideia em janeiro/16 o ECD atingiu o valor médio de R$ 164,13/@, já em junho/16 o mesmo indicador atingiu R$ 151,05/@, desvalorização de 7,97% em seis meses.

A dificuldade do escoamento da carne bovina no mercado interno é o que tem motivado essas reduções. Além disso, o dólar já caiu 15,50% no mesmo período de comparação, afetando a competitividade da carne bovina brasileira nas vendas ao exterior, e diminuindo até mesmo a receita em reais.

Ou seja, em suma, a situação da demanda, seja interna ou externa, mostra-se delicada, e com a oferta ainda restrita, a “queda de braço” entre os elos deve acirrar-se nos próximos meses. 

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário