Indústria frigorífica da Argentina passa por momento crítico, mas vislumbra melhoras no mercado

Publicado em 06/12/2016 15:04

A indústria frigorífica da Argentina se encontra, neste momento, atravessando uma situação crítica, apesar do início de um aumento no estoque de gado e uma melhora no setor produtivo, de acordo com Mario Ravettino, titular do Consórcio ABC, no qual estão reunidos os principais exportadores de carne do país.

O executivo, que falou ao jornal argentino Clarín, disse que isso se deve, a nível nacional, à falta de competitividade em relação aos países da região por conta de um menor estoque, preços mais caros e maiores custos em serviços e mão de obra, que chegam a ser triplicados, em alguns casos.

A nível doméstico, esta crise também se deve à elevada informalidade existente em toda a cadeia pecuária - que se estima em 50% do setor, atualmente.

Algumas condições, como a eliminação das taxas, a anulação das travas administrativas sobre as exportações e a adequação de um tipo de câmbio mais competitivo, além de um diálogo direto e pessoal com as autoridades competentes, foram consideradas por Ravettino como benéficas para a cadeia em 2016.

O principal desafio, agora, será seguir brigando pela formalização da cadeia pecuária. "É necessária uma reestruturação integral do setor com políticas públicas que estabeleçam um marco regulatório a longo prazo, outorgando previsibilidade e competência igualitária a todos os operadores do setor", disse.

A carne argentina também briga para entrar no mercado norte-americano. Uma delegação do serviço sanitário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) já realizou uma visita a alguns frigoríficos de exportação do país para verificar a fiscalização dos processos industriais, a fim de identificar se são compatíveis com os realizados nos Estados Unidos.

Para Ravettino, a eleição de Donald Trump não preocupa neste caso. "Aguardamos esperançosos o acesso ao mercado norte-americano. Continuaremos trabalhando fortemente junto às autoridades para que isso seja concretizado o mais rápido possível. Se trata de um mercado chave porque é uma referência para que sejam abertas as portas de outros mercados internacionais", concluiu.

Com informações do Clarín Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário