Café: exportação alta e compradores abastecidos apóiam quedas em NY

Publicado em 10/07/2014 12:44

O mercado de café arábica na manhã desta quinta-feira (10) volta a cair na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US) diante da perspectiva de que os estoques possam compensar o já anunciado déficit na safra brasileira 2014. Às 12h36 minutos, os contratos negociados trabalham com decréscimos acima de 800 pontos e atingem menor patamar em quase cinco meses. 

O vencimento setembro vale 164,10 centavos de dólar por libra-peso, caindo 880 pontos. Dezembro anota 167,80 cents/libra-peso. Março/2015 trabalha a 171,15 e maio/2015 despenca 835 pontos para 173,50 cents/libra-peso. 

Segundo informações de agências internacionais, os dados de que o Brasil exportou em doze meses 30,48 milhões de sacas de café verde e continua exportando, concluiu-se que esse cenário não mudará. Adicionando a esse número, também os cafés solúveis, a demanda deve ficar em cerca de 33 milhões de sacas nos próximos 12 meses. A demanda interna gira em torno de 20,5 milhões de sacas, totalizando uma necessidade de 54 milhões de sacas. Portanto, se os números da safra brasileira se confirmarem entre 46 a 50 milhões, haverá déficit de cerca de 4 a 8 milhões de sacas. 

Porém, com receio de um valor exorbitante ou da falta do produto, muitos compradores já negociaram os estoques do ano passado, cerca de 10 a 12 milhões de sacas, compensando o déficit da demanda atual. Somados a isso, a Colômbia já anunciou aumento na produção para esse ano.  

Veja como fechou a sessão de ontem:

Cotações do café arábica mudam pouco diante da falta de novas informações

Nenhuma novidade no mercado de café arábica nesta quarta-feira (09). Os índices permaneceram praticamente os mesmos do dia anterior, com queda de 5 pontos para alguns dos principais contratos. Esse cenário mais uma vez indica a falta de novas informações que movimentem significativamente as cotações e as incertezas sobre a safra brasileira que seguem com as mesmas notícias. Enquanto informações internacionais indicam uma safra menos prejudicada, ideias internas são de grande prejuízo e preocupação com a falta de café de qualidade em um futuro bem próximo.

“Há muita especulação por trás disso. As percepções internacionais estão para toda a safra de café do Brasil, que deve girar em torno de 46 milhões como já divulgado, mas separadamente a produção do café conilon (robusta) vai aumentar muito, porque o Espírito Santo não foi tão afetado pela seca”, analisou o diretor comercial da Cocatrel – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda, Nivaldo Melo Tavares.

O vencimento setembro fechou hoje na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US) a 172,90 centavos de dólar por libra-peso, decréscimo de 5 pontos, assim como dezembro e março/2015 que encerraram em 176,45 cents/libra-peso e 179,75 cents/libra-peso respectivamente. Maio/2015 seguiu o mesmo índice de ontem e permaneceu em 181,85 centavos/libra-peso.

Em conclusão a análise sobre o mercado, Nivaldo ressaltou: “as áreas de lavoura do café arábica foram todas afetadas, umas mais, outras menos, e uma hora isso vai explodir. Aqui, por exemplo, estamos com 50 a 60% da colheita realizada e a quebra será muito grande, em torno de 35 a 45% e a seca já afetou também a safra do ano que vem”.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Alberto de C. Costa Muqui - ES

    Essa previsão de 16 a 18 milhões de sacas para o conilon é pura especulação, a Conab que faz a sua in loco é a mais certa previsão ou seja 12,5 milhões de sacas de conilon no Brasil, realmente a colheita de conilon no norte do ES que já acabou vai ter um aumento mas não esse aumento absurdo que estão falando, dará uma safra parecida com 2012, um pouquinho mais ou um pouquinho menos, em compensação o sul do estado do ES apesar de ser um pequeno produtor, terá uma quebra de mais ou menos 40%.

    0