Café: cenário negativo na Europa e demanda fraca derrubam preços em NY

Publicado em 10/07/2014 16:39

As cotações do café arábica despencaram na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US) em meio ao receio de investidores diante de um cenário financeiro negativo. Informações sobre a queda em 19% das ações do banco português Espírito Santo contagiaram o mercado mundial. As bolsas da Europa fecharam em baixa e os futuros nos Estados Unidos praticamente seguiram o mesmo rumo. Por segurança, fundos migraram para ativos mais estáveis, deixando os contratos mais próximos valendo abaixo do patamar de 170,00 centavos de dólar por libra-peso.

O vencimento setembro encerrou em 990 de decréscimo para 163,00 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos com entrega para dezembro fecharam em 166,65 cents/libra-peso. Março/2015 também teve perda significativa de 975 pontos e cravou 170,00 centavos/libra-peso, enquanto maio/2015 registrou 172,15 cents/libra-peso.

Os valores anotados na sessão desta quinta-feira foram os menores desde fevereiro e suportes importantes foram rompidos, acelerando as quedas do mercado. 

“Os fundos estão se movimentando por conta desse panorama na Europa, somados a isso, as informações de uma grande exportação no país, de quase 34 milhões - segundo maior índice da história – pressionaram as cotações para baixo”, explicou o analista do escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes. 

Informações internacionais indicam que compradores estão fartamente abastecidos de café arábica, antecipando as aquisições, por conta das incertezas realizadas no início do ano sobre o impacto da seca no Brasil. Sendo assim, neste momento, as baixas no mercado em NY também seriam justificadas pela falta de demanda. 

Apesar dessa situação avessa nas finanças mundiais e notícias positivas sobre a exportação nacional, produtores e analistas brasileiros seguem indicando uma tendência de alta em um futuro próximo com a confirmação da quebra brasileira. “No início do ano, o engenheiro agrônomo fez a perspectiva de quebra na minha lavoura em 20%, mas a realidade foi maior que o dobro, cerca de 43%”, contou o produtor de Manhuaçu/MG, Maurício Oliveira. 

Carvalhaes também indica situação de alerta para o volume desta e da safra 2015. “Tudo indica que a situação é muito apertada. Agora é muito cedo para afirmar que a demanda vai ser maior do que a oferta, mas não dá pra apostar em excesso de café”, detalhou ele. 
Além disso, o analista relata: “se houvesse muita oferta, os produtores brasileiros pressionariam as vendas, mas o que se vê no mercado agora é exatamente oposto, eles “tiraram o pé do acelerador”, concluiu ele. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • vander cesar bueno curitiba - PR

    Olá sou pequeno produtor de café na cidade de Ibaiti-PR, pois tenho 13000 pés de café, a cada ano que passa fica mais difícil, principalmente no custo da colheita,se nós não vendermos no minimo de 140,00 a saca de 40kg é insustentável ser produtor de café.

    0
  • vander cesar bueno curitiba - PR

    Olá sou pequeno produtor de café na cidade de Ibaiti-PR, pois tenho 13000 pés de café, a cada ano que passa fica mais difícil, principalmente no custo da colheita,se nós não vendermos no minimo de 140,00 é insustentável ser produtor de café.

    0