Café: manhã volátil em NY com preços do arábica em campo negativo

Publicado em 25/07/2014 09:31

Manhã de muita volatilidade para o mercado de café arábica na Bolsa de Nova Iorque(Ice futures US). As cotações começaram em alta, mas já passam para o campo negativo. O vencimento setembro vale às 9h22 (horário de Brasília) 177,55 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos com entrega para dezembro trabalham a 181,60 cents/libra-peso. Março/2015 anota 184,90 cents/libra-peso, enquanto maio/2015 cai 65 pontos, para 186,40 centavos/libra-peso.

Os dois últimos dias foram bem positivos para o mercado de café arábica por conta de um relatório divulgado pela FCStone que indica prejuízos nas lavouras e probabilidade de quebra ainda maior em 2015. 

Outro fator que impulsionou as grandes altas das sessões passadas foi a notícia da chegada de um frente fria nas regiões cafeeiras, trazendo dias consecutivos de chuvas. Esse cenário pode resultar em florada extemporânea.

Veja como fechou a sessão de ontem:

Café: indicação de florada antecipada ajuda novas altas em NY

Mais um dia positivo para o mercado de café arábica na Bolsa de Nova Iorques (Ice Futures US). As cotações ampliaram ganhos de até 170 pontos nesta quinta-feira. O vencimento setembro encerrou em 178,30 centavos de dólar por libra-peso. Dezembro e março/2015 avançaram 160 pontos e fecharam em 181,95 cents/libra-peso e 185,15 cents/libra-peso respectivamente. Já os contratos com entrega para maio/2015 anotaram 187,05 centavos/libra-peso.

Os primeiros pingos de chuva mal começaram a cair, mas o mercado já reage desde a sessão de ontem por conta da divulgação de precipitações atmosféricas para os próximos quatro dias. A preocupação é sobre a indicação de uma florada extemporânea nos cafezais.

“Para abrir florada é preciso que ocorra o amadurecimento das gemas e como o período de estiagem foi grande, esse amadurecimento foi mais rápido. Sendo assim, depois que a chuva acontece, as flores abrem”, detalhou o pesquisador Roberto Tomaziello, do Instituto Agrônomo de Campinas (IAC).
Segundo Tomaziello, essa situação é comum e não tem solução por ser consequência de um fator climático, independente de quaisquer esforços dos produtores. “É claro que se a lavoura estiver bem cuidada, não estiver desfolhada, a florada antecipada pode ser contornada, até porque essa não é a principal. A florada que vai gerar a renda para o produtor mesmo acontece normalmente em final de setembro e começo de outubro”, disse ele.

Porém o pesquisador afirma que as flores que já nasceram podem não resistir à colheita em andamento. Além do fato de que caso haja muita distância entre uma florada e outra, há grandes chances de ter uma desuniformidade de maturação dos frutos. “Nesse cenário, a colheita vai ser mais trabalhosa, porque você terá frutos em diferentes estágios”, concluiu ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário