Café: arábica estende ganhos com acréscimos de até 240 pontos em NY

Publicado em 28/07/2014 16:17

Esta é a quarta sessão consecutiva que o mercado de café arábica apresenta altas na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). Desta vez, as cotações estenderam ganhos de até 240 pontos para os principais contratos. O vencimento setembro encerrou acima do patamar dos 180, para 181,10 centavos de dólar por libra-peso. Dezembro teve acréscimos de 215 pontos e anotou 184,95 cents/libra-peso. Já março/2015 fechou em 188,20 cents/libra-peso e maio/2015 registrou 190,25 cents/libra-peso.

Analistas apontam fatores climáticos como os principais responsáveis por essas altas no mercado. As chuvas que atingiram as principais regiões cafeeiras nestes últimos quatro dias vieram em tempo de colheita e paralisaram o processo em algumas fazendas. Além disso, os mais de 40 milímetros de precipitação que caíram em muitas localidades podem estimular a abertura de florada extemporânea em cerca de dez dias.

Essa primeira florada, se confirmada, chegará cerca de um mês mais cedo. “Essa florada é parcial e pode causar pequenos danos por ser época de colheita. Mas, não deve ser significativo, já que o pé de café produz mais flores do que vão vingar os frutos. O que pode atrapalhar esse cenário é se uma florada for muito distante da outra, pois quando vier a segunda, mais abrangente, alguns frutos da primeira florada já estarão no chão”, explicou o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, José Braz Matiello. 

Matiello acredita que as chuvas possam até ser benéficas, mesmo que neste momento, para que as lavouras tenham um refresco do estresse hídrico dos últimos meses e afirma que “não pensa que a florada extemporânea possa prejudicar ainda mais a safra 2015. A produção deve ser um pouco mais baixa do que a de 2014, porque as plantas não se desenvolveram, os ramos não cresceram e pelo próprio ciclo bienal do café”, concluiu o pesquisador. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário