Café: falta de oferta eleva cotações em quase 700 ponto em NY

Publicado em 31/07/2014 09:59

Manhã de grandes altas na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US) para o café arábica. As cotações desta quinta-feira (31) sobem quase 700 pontos. Os contratos com entrega para setembro trabalham às 9h47 (horário de Brasília) a 189,35 centavos de dólar por libra-peso. O vencimento dezembro vale 193,15 cents/libra-peso. Março/2015 anota 196,55 cents/libra-peso e maio/2015 registra 198,05 cents/libra-peso.

“Essa recuperação mais cedo do que o esperada é em função da falta de oferta no mercado”, analisou o corretor Marcelo Bueno, da Corsica Café, que ainda adicionou: “Apesar das altas, ainda estamos vulneráveis nas mãos dos especuladores”.

Terra Forte prevê safra em 45,78 milhões de sacas de 60kg

A falta de oferta preocupa também a exportadora Terra Forte que enviou carta aos clientes pedindo atenção aos possíveis resultados do volume da safra atual e da próxima. 

Veja o texto traduzido pelo site Notícias Agrícolas:

Os dados de precipitação de abril e maio foram muito comemorados, embora sejam meses que o volume total é bastante baixo. As chuvas acumuladas de Janeiro/2014 até junho/2014 foram os piores que vimos até agora. Apenas para mostras em números:

Chuvas acumuladas cerca de 1.050 milímetros - Jan / jun 2013 

Chuvas acumuladas cerca de 470 milímetros - Jan / jun 2014 

Destacamos que esse aspecto referido aos pés de café não são a chave para descobrirmos o tamanho do problema deste ano, aliás, é uma enorme armadilha para aqueles que não estão acostumados com as previsões de clima e colheita do Brasil. É um problema de fora para dentro. Nossos pensamentos estão lentamente voltados à confirmação dos relatos sobre o fraco rendimento do café.

Nós temos esperado pacientemente desde o nosso último relatório, a fim de dar informações confiáveis de nossas fazendas e agora podemos finalizar o nosso número. 

Considerando fazendas Terra Forte, entre as fazendas mais bem tratadas por todos os meios, temos detectada perda de 20% contra a nossa previsão feita antes da seca. 

Dito isto, estamos extrapolando esse número para 30% para o resto do Sul de Minas e Zona da Mata.

Por regiões, Cerrado é, de longe, o melhor, com uma perda de 10%. A região toda da Mogiana, em torno de 15%, a região Sul de Minas e Zona da Mata, com uma média de perda de 30%. 

Portanto, nosso número final para 14/15 sai para arábica-28.344.000, enquanto Conillon se mantém intacta em 17.440.00.

Primeira estimativa antes da seca: 53.700.000 sacas
Segunda estimativa (fevereiro): 47.400.000
Número final: 45.784.000

Veja tabela sobre a quebra por região:

 

2015/2016 PERSPECTIVAS

Gostaríamos de falar apenas fatos:

• Jan / Jun 2013 - chuvas acumuladas cerca de 1.050 milímetros

• Jan / Jun 2014 - chuvas acumulados cerca de 470 milímetros

• Neste momento, podemos averiguar as plantações que foram totalmente carregadas, simplesmente caindo aos pedaços e perdendo a maior parte de suas folhas. Em situação normal, os anos de safra baixa apresentam produção 25% menor, porém frente as atuais circunstâncias, essas baixas deverão ser maiores.

• plantações podadas que deveriam estar mais carregadas estão mostrando uma perda de 20% em crescimento vegetativo. Dependendo da região, algumas vezes 40%.

• Surpreendentemente, há maior incidência de ferrugem nas folha. É incomum para esta época do ano, especialmente porque normalmente ocorre durante a estação chuvosa. Talvez, devido ao estresse extremos que as plantações estão passando.

• Nós definitivamente não vamos dar qualquer palpite sobre os números para 15/16. Com base em nossos registros que prevêem uma floração muito forte devido ao estresse extremo das plantações. Situação que pode enganar o mercado novamente quando as imagens maravilhosas da floração começar a circular.

• Considerando todos os fatos acima, acreditamos que uma enorme percentagem de aborto nas flores aconteça.

• O que está claro para nós, é que as perspectivas não são boas e que seria necessário uma mudança extrema no padrão do clima para evitar novas interrupções.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário