Cafezais podados precisam do uso de fungicida via solo

Publicado em 31/07/2014 10:11 e atualizado em 31/07/2014 10:49
Por José Braz Matiello e Saulo R. Almeida, da Fundação Procafé e Lucas Franco e José Renato Dias, da Fazendas Sertãozinho

O uso de podas em cafezais se expandiu muito nos últimos anos. Antes era uma prática adotada como exceção, hoje é quase uma regra.

Isto porque a poda, agora, vem sendo indicada não só para recuperar as plantas de café, mas, principalmente, para facilitar e tornar mais econômico o manejo dos tratos e a colheita.

No uso das podas, especialmente as mais drásticas, a redução da ramagem provoca uma morte significativa das raízes finas das plantas, devido elas ficarem com seu suprimento de reservas reduzido, que antes vinha da folhagem eliminada pela poda. E como quem não come não cresce, sendo as raízes a boca das plantas, a sua redução se reflete na recuperação das plantas podadas.

Neste ponto, entra o que diz o título da matéria. Quando se utiliza a poda em cafeeiros é muito importante usar produtos que estimulam a recomposição rápida do sistema radicular das plantas. Nesse objetivo, os fungicidas triazóis específicos, via solo, se tornam quase obrigatórios. A pesquisa, em diversos trabalhos, já demonstrou o efeito hormonal, paralelo, de ativos como o Triadimenol, o Cyproconazole e o Flutriafol, aumentando o sistema radicular fino do cafeeiro.

No uso prático, em extensas áreas podadas e em diferentes regiões, também temos observado que a utilização destes fungicidas, nas formulações para a via solo, no pós-poda, vem se mostrando de excelente resultado na brotação e vigor dos cafeeiros. Parece até que a aplicação fungicida suplementa e faz um efeito semelhante ao da própria adubação. Além disso, com a falta ou baixa produção das plantas podadas, no ano seguinte à poda, a aplicação via solo tem se mostrado suficiente para o controle da ferrugem.

Aplicações de formulações que combinam fungicidas/inseticidas de solo podem também ser usadas, especialmente se houver, simultaneamente, problemas com pragas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
José Braz Matiello

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário