Produtores brasileiros contestam projeções do governo para safras de café

Publicado em 18/09/2014 10:21

reuters.gif

SÃO PAULO (Reuters) - Os cafeicultores brasileiros criticaram e contestaram nesta quarta-feira as recentes estimativas do governo para as safras de café neste e no próximo ano, por considerarem superestimadas e realizadas com base em critérios questionáveis, de acordo com nota divulgada pelo Conselho Nacional doCafé (CNC) e a Comissão Nacional do Café da CNA.

O CNC e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) disseram repudiar "veementemente" as previsões, levando em conta os impactos que podem causar à vida dos milhões de produtores de café do Brasil, ao pressionar os preços.

"Ao longo dos últimos dias, fomos surpreendidos com um prognóstico e com uma estimativa para as safras brasileiras de café anunciadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)", disseram as entidades em nota. "Para 2015, técnicos da estatal, absurda, incoerente e inconsequentemente, apontaram uma produção de 48,8 milhões de sacas de 60 kg."

O prognóstico governamental consta do relatório com perspectivas para a agropecuária no país na próxima temporada, divulgado pela Conab na semana passada.

As associações avaliam que a severa seca registrada no início do ano, em um período que deveria ser chuvoso, afetou não apenas a produção de 2014, como terá efeitos em 2015 na colheita do maior produtor e exportador global de café.

"É incabível que um órgão federal divulgue dados para o ciclo cafeeiro futuro com base em tendências e estatísticas históricas, haja vista que essas tendências foram consideradas da mesa do escritório, sem sequer irem a campo...", disse a nota.

A Conab disse por meio da assessoria de imprensa, após divulgar o estudo, que os dados de 2015 foram calculados com base em tendências e estatísticas, e não em pesquisas de campo.

A primeira estimativa oficial da companhia, com dados de campo para a temporada 2015, está prevista para 9 de janeiro.

"Pensando-se na safra 2015, qualquer análise ou estimativa séria poderá ser desenvolvida somente a partir de dezembro, quando poderemos observar o pegamento ou não das floradas e quais foram os efeitos do veranico do primeiro bimestre e dos baixos índices pluviométricos e das altas temperaturas que assolam o parque cafeeiro ao longo de praticamente todo este ano", disseram as entidades.

Nesta semana, a Conab ainda elevou sua previsão para a safra brasileira de café deste ano a 45,14 milhões de sacas, ante 44,57 milhões de sacas na estimativa divulgada em maio, devido a uma maior produção da variedade robusta e com uma leve queda nas estimativas do arábica.

"Com o permanente cenário climático negativo para a fitossanidade das plantas, é impossível a safra brasileira ser revisada para cima", disseram os produtores.

A estimativa da CNC para a safra de café de 2014 é de produção entre 40,1 milhões a 43,3 milhões de sacas.

A colheita de 2014 está na fase final, restando ser colhido algo entre 10 e 15 por cento da safra.

Procurado, o Ministério da Agricultura não respondeu imediatamente contato da Reuters.

 

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário