Informações sobre qualidade do café poderão ser obrigatórias em embalagens

Publicado em 20/01/2015 09:57

Os rótulos de café deverão trazer informações sobre as espécies incluídas na embalagem, a qualidade do grão e a presença de impurezas. É o que estabelece projeto de lei do senador Antônio Aureliano (PSDB-MG) que tramita na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Segundo o texto da proposta (PLS 328/2014), o texto da embalagem do café torrado em grão, torrado moído ou solúvel deverá informar o percentual de cada espécie de café; os percentuais de grãos pretos, verdes e ardidos utilizados na torra; os percentuais de casca e outros resíduos vegetais; o teor de umidade; e as impurezas existentes no produto.

Ao justificar seu projeto, Aureliano elogiou os avanços na legislação sobre rotulagem de alimentos e bebidas, em especial com a regulamentação do Código de Defesa do Consumidor, mas argumentou que o comprador de café está sendo “lesado” pela falta de informação obrigatória sobre a qualidade do produto. Ele chamou atenção para uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizada em 2013, na qual foram encontrados produtos estranhos em 95% de 12 marcas de café analisadas.

“Evidentemente, essa situação é inadmissível em um país que pretende se manter como grande fornecedor no mercado internacional de café. Mas o mais grave é que o fato agride o direito do nosso consumidor interno, que precisaria ter disponível no rótulo a composição básica dos produtos adquiridos”, afirmou.

Com o início de nova legislatura, o projeto aguarda designação de novo relator na CMA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    E quem vai avalizar e fiscalizar a qualidade e a variedade? A abic? É pra rir ou chorar???

    0
  • Frederico Schmidt Carambeí - PR

    Finalmente! Chega de chegar no supermercado, escolher um bom café e se deparar com "blend de cafés especiais" ou "café alto padrão", sequer fala na maioria dos rótulos se é arábica, robusta ou qualquer outra variedade; pior ainda aqueles que falam a origem mas não falam a espécie. Grande coisa se é do Cerrado Mineiro, preciso saber que café está lá dentro, vai saber.... é isso! Projeto de lei apoiado.

    0