Lavouras de café do Espírito Santo terão chuva apenas em fevereiro

Publicado em 27/01/2015 16:53

Desde o início do ano o Espírito Santo, maior produtor de café conilon do Brasil, tem enfrentado uma forte seca e altas temperaturas, o que tem prejudicado as lavouras cafeeiras do Estado. Segundo dados da Somar Meteorologia, em algumas áreas, onde deveria ter chovido cerca de 150mm não caiu uma gota de água nesse ano. E a previsão indica que apenas a partir de fevereiro as chuvas voltarão para o estado capixaba. 

Atualmente o Espírito Santo tem uma das piores condições de solo do Brasil, a água disponível na terra está abaixo de 10%, ou seja, o solo está praticamente seco, o que desfavorece o desenvolvimento das plantas. Segundo o CNC (Conselho Nacional do Café), a produção do grão esse ano pode ser menor do que a projetada, porque os meses de janeiro e fevereiro são fundamentais para as lavouras e as atuais condições climáticas vão trazer prejuízos para a produtividade. 

O primeiro levantamento da safra de café feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indica que o Brasil teve ter uma produção entre 44,11 e 46,61 milhões de sacas de 60kg. Desse total, o café conilon deve alcançar uma produção de até 12,21 milhões de sacas de 60kg. 

Porém, o órgão também ressalta que números mais próximos da realidade serão vistos no próximo levantamento, que será feito entre abril e maio, quando os efeitos do clima estarão mais claros e será possível ter uma projeção melhor em relação a safra desse ano. A maior concentração da colheita de café no Brasil se verifica entre maio, junho e julho. 

As chuvas retornam em fevereiro, na primeira semana do mês que vem a previsão da Somar Meteorologia é que chova em torno de 30mm no Espírito Santo, valor ainda baixo para recuperar totalmente a umidade do solo, mas que traz um alívio para os produtores. Já entre os dias 5 e 9 de fevereiro, o volume acumulado poderá chegar a 70mm, podendo até recuperar algumas lavouras. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo - Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário