Estoques finais de café do Brasil devem cair para mínima de 5 anos

Publicado em 22/05/2015 14:41

LOGO REUTERS

Por Marcy Nicholson

NOVA YORK (Reuters) - O aumento das exportações de café do Brasil, devido ao real mais fraco, e uma seca prolongada no ano passado devem corroer estoques do grão no maior produtor e exportador global para seu nível mais baixo em pelo menos cinco anos, acrescentando preocupações sobre a oferta apertada antes de a nova safra entrar no mercado.

Os estoques de café do Brasil devem cair para entre 4,5 milhões e 11,2 milhões de sacas de 60 kg no próximo mês, quando termina o ano safra, mostrou uma pesquisa com nove exportadores, comerciantes e analistas.

A maioria das estimativas variou de 5 milhões a 8 milhões de sacas.

    Este poderia ser o menor nível de estoques de passagem desde

2010/11, de acordo com dados históricos vistos pela Reuters, embora algumas fontes estimem o menor patamar desde pelo menos 2000.

Em um ano típico, estoques de passagem em junho seriam em torno de 10 milhões a 14 milhões de sacas, disse um exportador baseado no Brasil.

    Uma colheita maior do que a esperada para a temporada que termina em junho de 2015 deve ajudar os estoques de passagem, mesmo depois das perdas pela seca do ano passado.

Mas, com o consumo doméstico do Brasil permanecendo em

cerca de 21 milhões de sacas, a produção exportável seria de apenas 24 milhões de sacas, utilizando a estimativa de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de 44,1-46,6 milhões de sacas para 2015/16, disse a Organização Internacional do Café.

    Isso se compara com as exportações de café do Brasil recordes de 36,8 milhões de sacas em 2014/15 (abril/março), segundo dados da OIC.

(Por Marcy Nicholson, com reportagem adicional de Reese Ewing)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário