Opções setembro do café em NY perdem força sem temores de geadas no Brasil

Publicado em 28/05/2015 11:55

LOGO REUTERS (16408)

Por David Brough

LONDRES (Reuters) - Menores preocupações sobre riscos de danos provocados por geadas em cafezais do Brasil estão a minando o apelo dos contratos de opções de café arábica para setembro, outrora muito populares, disseram operadores.

Áreas de cultivo de café no principal produtor global mudaram mais para o norte nos últimos anos, reduzindo os riscos de geada no inverno para o cultivo. Além disso, as temperaturas devem ficar acima do normal nos próximos meses, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Comerciantes de café lembram que não veem uma geada severa no café do Brasil há muitos anos, e agora a volatilidade implícita para as opções setembro, ferramenta muito procurada em anos anteriores para diminuir a exposição a riscos geada, acabou se igualando às das opções dezembro.

A volatilidade implícita é um componente chave no preço de uma opção. A erosão do prêmio para as opções setembro nos últimos anos sugere que comerciantes não acreditam em um movimento de preços acentuado durante o período de geadas.

"É definitivamente refletido nas opções", afirmou um comerciante sênior do mercado físico de café. "No momento, no Brasil, o problema é a seca, não geada."

Operadores disseram que as preocupações com a seca no Brasil, que atingiu os cafezais no final de 2013 e em 2014, provocando incerteza sobre as perspectivas para 2015/16, poderiam estimular o interesse pelas opções dezembro.

Fundos ficaram em posições vendidas líquidas em café arábica este mês, uma postura incomum antes da chamada "época de geada" em junho.

(Por David Brough)

(Reportagem adicional de Caroline Stauffer, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário