Novas cultivares de café: vigor e produtividade

Publicado em 12/10/2015 10:41

A Embrapa está disponibilizando novas cultivares de café que ajudam a reduzir os custos de produção para os cafeicultores e causam menos impactos ao meio ambiente. A pesquisa em melhoramento genético realizada pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, desenvolveu cultivares de café arábica e conilon, resistentes às principais pragas e doenças, com alta produtividade e qualidade dos frutos. Neste programa, serão apresentadas cultivares desenvolvidas peloFundação Procafé e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig com apoio do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

O consumo do café no Brasil é crescente, e deverá transformar o País no maior consumidor mundial do produto, ultrapassando os Estados Unidos, atual primeiro colocado. O Brasil é também o maior produtor e exportador do produto e as novas cultivares são adaptadas a situações de estresse biótico e abiótico, como tolerância à seca, ao ataque de pragas e à incidência de doenças, ampliando opções para os mercados interno e externo.

Fundação Procafé - A cultivar Siriema AS1 tem como principal vantagem a resistência múltipla à ferrugem e ao bicho mineiro. Os dois principais problemas fitossanitários do cafeeiro, e também sua precocidade de maturação. A cultivar apresenta alto nível de resistência, mesmo quando reproduzida por sementes. Outra vantagem é a alta precocidade de maturação, especialmente em regiões muito frias. É também bastante tolerante à seca e tem boa produtividade, sendo adequada para produtores de café orgânico. Apresenta porte baixo e menor diâmetro de copa, o que facilita plantios mais adensados. A cultivar Arara tem alta produtividade e resistência à ferrugem, maturação tardia, boa bebida, frutos amarelos e sementes graúdas. A cultivar Acauã Novo tem alto vigor e alta produtividade, resistência à ferrugem e tolerância a períodos de estresse hídrico.

Epamig - O Programa de Melhoramento Genético da Epamig lançou a cultivar Aranãs, conhecida por sua alta produtividade e qualidade de bebida, além do elevado vigor vegetativo. Suas principais características são resistência à ferrugem do cafeeiro e porte baixo. Por ser resistente à ferrugem, a cultivar vai oferecer redução no custo de produção e menor impacto no meio ambiente, por permitir reduzir a utilização de produtos fitossanitários no manejo da cultura. Os frutos maduros apresentam coloração vermelha e as sementes são graúdas. A Aranãs poderá ser uma boa opção para a produção de café no sistema orgânico.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário