Espírito Santo segue sem previsão de chuva em áreas produtoras

Publicado em 13/10/2015 09:15

A falta de chuvas no Estado do Espírito Santo tem afetado fortemente as produções de café conilon. “Existem regiões do município de Santa Tereza que já estão há dois meses sem chuva. Outras localidades chegam a três meses de estiagem”, revela Leonardo Eurípides, agrônomo da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana - Coopeavi.

A seca prolongada está relacionada aos efeitos do fenômeno El Niño, aponta o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo. “O Espírito Santo está na pior situação do país e não há nada previsto de chuva para as próximas semanas até o dia 22 de outubro. Talvez um pouco de chuva no final do mês”, afirma ele, que lembra que o El Niño deve se estender até o final do verão.

Impactos nas lavouras de café de Santa Maria e região
“A cafeicultura da região tem sido muito prejudicada, principalmente nas lavouras de café conilon. Isso acontece em função do conilon ter um sistema radicular debilitado – por ser clonal – ele não aprofunda muito a raiz no solo”, explica Leonardo. Segundo o engenheiro agrônomo, os cafeeiros conilon são em sua grande maioria irrigados e a restrição no uso da água para a agricultura terá impacto na produção.

Restrição no uso da irrigação
Entre as localidades que estão em estado extremamente crítico e racionando, o Governo destaca alguns municípios de produção cafeeira, como São Roque do Canaã, a região de Várzea Alegre, em Santa Teresa, e de Cidade Nova da Serra, no município do Fundão, onde 100% do fornecimento de água para a população está sendo feito por meio de carro-pipa.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CaféPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário