Safra de café deverá ser menor neste ano em Minas

Publicado em 30/12/2015 14:01
Queda na produção será de 3,5%

Após enfrentar três anos seguidos de seca, a produção mineira de café deve encerrar a safra 2015 com volume estimado em 21,8 milhões de sacas, o que representa uma redução de 3,5% se comparado à safra anterior, que também foi marcada por quebra de produção. A expectativa para 2016 ainda é de cautela, isto pelas condições climáticas indefinidas e também pela infestação dos cafezais pela broca­do­café (Hypothenemus hampei), que afeta o volume a ser colhido e a qualidade do grão. Além disso, os custos para combater a doença subiram com a proibição do endosulfan.

De acordo com o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões de Cafeicultura da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, a produção de café foi marcada por mais um período de clima desfavorável.

“Na safra 2015 tivemos um período de seca muito rigoroso, o que fez com que a produção tanto de Minas Gerais como a do País caísse. A falta de chuvas prejudicou o estágio de granação do café e atrasou a colheita. Com as interferências climáticas, a safra gerou grãos de peneira baixa (grãos miúdos), com quebra na renda do beneficiamento da maior parte dos produtores”, explicou.

Ainda segundo Mesquita, outro desafio enfrentado em 2015 foi a infestação dos cafezais pela broca­do­café, o que prejudicou a formação dos grãos e a qualidade final. O combate oneroso e a falta de produtos eficientes a preços mais acessíveis serão desafios também em 2016. 

Leia a notícia na íntegra no site Jornal do Comércio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário