Novo governo pode ajudar produtores de café do Brasil a recompor estoques

Publicado em 05/05/2016 17:04

logo mini reuters noticias

Por Reese Ewing

GUARUJÁ, Brasil (Reuters) - Os recentes ganhos do real ante o dólar, com os mercados antecipando o impeachment da presidente Dilma Rousseff, podem induzir os produtores de café do Brasil a reconstruir os estoques, que estão em mínimas recordes, o que levaria também o país a exportar menos, disseram analistas e operadores.

Os estoques de café do Brasil caíram para mínimas históricas após dois anos de seca reduzindo a produção. As exportações recordes no último ano também ajudaram, quando a crise política do país enfraqueceu o real e tornou as vendas negociadas em dólar mais atraentes.

Sem estoques em volumes suficientes para lidar com problemas na oferta, quebras de safra ou gargalos logísticos podem fazer com que os preços das commoditities, como o café, sofram oscilações violentas nos mercados futuros.

A Comexim, uma comercializadora de café de médio porte com sede em Santos, disse que os estoques privados alcançarão a mínima histórica de 200 mil sacas em 30 de junho, quando o ano safra termina.

O Brasil exporta e consome cerca de 4 milhões de sacas de café todo mês.

"O café brasileiro pode ficar mais caro se o real subir muito, o que forçará os compradores a buscar outras origens", disse o operador da Comexim Mauricio di Cunto, nos bastidores de uma conferência sobre café que durou dois dias no Guarujá.

Di Cunto disse que a Comexim espera que os estoques se recuperem para 2 milhões de sacas de 60 kg até o fim de junho em 2017, com a ajuda da enorme safra que está em seu período final de maturação no cinturão de café do Brasil.

Em 2 de maio, analistas da consultoria Safras & Mercado estimaram que a safra deste ano será de 56,4 milhões de sacas, um pouco abaixo do recorde histórico de 2012/13, de 57,1 milhões de sacas, e deve contribuir para a recuperação dos estoques.

O Brasil exportou um recorde de 36 milhões de sacas de café nos últimos 12 meses, em grande parte devido ao colapso do real.

Mas o real ganhou cerca de 17 por cento ante o dólar desde janeiro, guiado pelas expectativas dos investidores para um governo potencialmente menos intervencionista e mais favorável ao mercado, se Dilma for retirada do cargo.

"Essa safra 2016/2017 vai ser usada para repor estoques, vai forçar o Brasil exportar menos", disse Gil Barabach, da Safras.

"E vai ter uma acomodação do dólar, isso deve segurar as exportações", ele disse, acrescentando que a saca de café já alcançou os 500 reais no início de 2016 e desde então recuou no mercado interno. O café arábica de referência está sendo cotado agora em cerca de 450 reais por saca.

(Com reportagem adicional de Roberto Samora, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Henrique Nascimento São Bernardo do Campo - SP

    NÃO VAI TER NOVO GOVERNO; VAI TER NOVO GOLPE CONTRA A ECONOMIA E CONTRA O POVO; OU ALGUÉM SERIA TÃO BURRO DE NÃO SABER QUE SE DERAM RASTEIRA NA MANDATÁRIA DA REPUBLICA, ATRAVÉS DE CONSPIRAÇÕES E INTERESSES PRÓPRIOS, JÁ IMAGINOU ENTÃO O QUE MICHEL TEMER , COM SUA EQUIPE DE LADRÕES E ENGANADORES IRÃO EXECUTAR, EM CIMI E EM BAIXO DA NOVA REPUBLIQUETA QUE VAI SER O BRASIL?

    20
    • carlo meloni sao paulo - SP

      So' podia ser de Sao Bernardo

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Porque Seu Carlo ?

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sao Bernardo e' o reduto do PT, cidade da primeira fabrica da Volkswagen e terra adotiva do sindicalista Lula.. Cidade onde a familia Casa de dona Leticia ,

      tinha uma chacara que ao ser incorporada deu nome a uma extensa Avenida Casa

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Nas batidas da policia de Paulo Maluf LULA se refugiava na igreja Matriz, cujo

      padre formou um nucleo de religiosos comunistas dos quais sairam as ideias basicas do PT original e do movimento Convergencia Socialista de Erundina.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). O FALA PRODUTOR também é cultura... Essa é a história real que os meios de comunicação não editam.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Fiz a pergunta, sabendo que viria uma resposta contundente.

      0