CNC: Estimativa da Conab, de 49,67 milhões de sacas, é condizente com a realidade observada no parque cafeeiro

Publicado em 25/05/2016 16:41

Em função do feriado de Corpus Christi, o Conselho Nacional do Café informa que, excepcionalmente, não divulgará seu balanço semanal na próxima sexta-feira, 27 de maio.

SAFRA 2016 — Como fato de destaque nesta semana, acreditamos que os números apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu segundo levantamento da safra 2016, estimada em 49,67 milhões de sacas, são condizentes com a realidade que temos observado no parque cafeeiro, o que nos faz endossar que a produção brasileira realmente se situará ao redor das 50 milhões de sacas.

Esse volume será alcançado principalmente pela recuperação ocorrida nos cafezais da variedade arábica, que voltaram a ter condições normais de clima, proporcionando uma recuperação na produtividade e, consequentemente, na produção, que deverá ser de 40,27 milhões de sacas. 

Por outro lado, o CNC entende como preocupante a situação dos cafezais de conilon, em especial no Espírito Santo, principal produtor da variedade, que enfrenta estiagem há três anos e presencia um drástico impacto em seus pés de café. 

A falta de chuvas não permite a alimentação correta das plantas e vetou a possibilidade de irrigação, haja vista que os reservatórios estão em níveis críticos, havendo problemas até para o abastecimento de água à população. Nesse cenário, a safra capixaba foi projetada em apenas 5,95 milhões de sacas, reduzindo o volume total da colheita de conilon no Brasil, em 2016, para 9,4 milhões de sacas. 

DIA NACIONAL DO CAFÉ — Na terça-feira, 24 de maio, celebramos o Dia Nacional do Café, data que, mais do que indicar o início simbólico de nossa colheita, faz-nos recordar da importância histórica dessa cultura, que foi a mola propulsora para os processos de industrialização e estruturação do Brasil. 

O Conselho Nacional do Café congratula a agradece a todos os profissionais da cafeicultura brasileira, enaltecendo seus trabalhos e esforços para que o País seja a referência mundial do setor e o responsável por uma em cada três xícaras consumidas em todo o planeta. 

Parabéns a todos, especialmente a nossos cafeicultores e cooperativas de produção — também pelo ensejo do Dia do Trabalhador Rural, hoje —, que, ao cultivarem seu sonho em nossas terras, transformam em realidade o prazer da degustação de uma excelente bebida em todo o mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário