Quebra no conilon: exportações capixabas tem pior desempenho em 30 anos

Publicado em 24/10/2016 09:24

A seca que castiga o Estado do Espírito Santo e teve seu ápice em 2015, quando o estado decretou restrição do uso da água na agricultura, segue impactando o setor do café conilon. A quebra na safra deste ano criou um ambiente inédito para o grão em seus diversos setores.

Vindo em uma escalada de preços há, pelo menos, três meses, quando passou a se manter acima de R$400, o café conilon atingiu essa semana um novo recorde ao bater os R$500 por saca no mercado interno. Ultrapassar esse último valor é considerado inédito pelo Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV). “Em reais, é recorde histórico”, afirma Jorge Luiz Nicchio, presidente da entidade.

Mas, o preço da variedade do café robusta, reflete também um movimento anterior. Em 2015, o CCCV registrou recorde de exportações do grão, com 4,02 milhões de sacas de 60 kg. O número representou o maior embarque do grão feito pelo Estado do Espírito Santo na história do Centro.

Já em 2016, os embarques totais, somando arábica e conilon, do Estado até agora estão em apenas 2,4 milhões de sacas. “É o pior volume desde 1986. Isso se deve, também, a ineficiência do Porto de Vitória, que não comporta grandes navios. Então, perdemos em exportação por falta de café no Espírito Santo e também por cafés que passaram a ser embarcados nos portos do Rio de Janeiro e Santos”, revela Nicchio.

Leia a notícia na íntegra no CaféPoint.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CaféPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário