Novo estudo da OIC: Avaliação da sustentabilidade econômica da cafeicultura mundial

Publicado em 24/10/2016 13:30

Uma nova pesquisa realizada pela OIC (Organização Internacional do Café) mostra que os produtores do grão em determinados países do mundo estão trabalhando com prejuízo e a cafeicultura está se tornando cada vez menos rentável ao longo dos anos.

Desde março de 2015, o preço indicativo composto da OIC se mantém abaixo de sua média de 10 anos de 137,24 centavos de dólar dos EUA por libra-peso desde março de 2015, gerando preocupações com a viabilidade econômica do setor. Esta situação põe em risco os meios de subsistência dos produtores de café em muitos países.

Como resultado, há uma preocupação generalizada no setor cafeeiro com a possibilidade de os períodos longos de preços baixos do café afetarem negativamente a oferta de grão de alta qualidade e terem efeitos adversos nas rendas das famílias cafeicultoras. Dessa forma, a instituição pondera que políticas específicas precisam ser formuladas para que se possa resolver a questão da sustentabilidade econômica da produção e estabilizar a oferta de café no futuro, permitindo que os cafeicultores obtenham uma remuneração justa.

Este novo estudo avalia a estrutura de custos da produção de café em países selecionados (Brasil, Colômbia, Costa Rica e El Salvador), e deriva recomendações sobre como melhorar a viabilidade económica da produção de café.

» Clique e veja o relatório completo da OIC

Com informações da Assessoria de Imprensa da OIC (Organização Internacional do Café)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário