Incaper auxilia Conab na contagem de estoque de café Conilon no ES

Publicado em 05/01/2017 07:54

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá apoiar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no levantamento de estoque de café Conilon capixaba disponível para o mercado. O objetivo é colaborar com a pesquisa que será feita pelo Governo Federal antes que se decida pela importação do produto do Vietnã.

Para o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior, essa medida é fundamental para valorizar a produção do café capixaba. “Se abrir para a importação de café do Vietnã, os preços cairão. Quem está guardando café na expectativa de vender a um preço maior pode vender a um preço baixo. Por isso, temos que ser precisos nas estimativas de estoques para que o produtor não seja prejudicado”, explicou Mauro.

Nesta quarta-feira (4), às 9 horas, a equipe da Conab estará na Sede do Instituto a fim de apresentar o plano de trabalho de como e onde serão feitos os levantamentos de estoque. Estima-se que sejam visitados 64 municípios capixabas produtores de café.

Segundo o Superintendente Regional da Conab Brício Alves Júnior, uma equipe de 10 pessoas já está em campo fazendo as pesquisas. “Serão visitadas cooperativas, armazéns, indústrias e comerciantes. Trata-se de um processo sigiloso, no qual a empresa pública responsável por esse serviço, a Conab, fará o levantamento. Como o Incaper já nos auxilia no processo de previsão de safra, contaremos com essa Instituição novamente”, falou Brício.

As negociações junto ao Governo Federal estão sendo feitas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Incaper, além da OCB-ES. A intenção é entregar o documento ao Governo Federal até o dia 14 de janeiro, para subsidiar a decisão do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, sobre a liberação ou não da importação do café robusta. O Governo do Espírito Santo já se manifestou contrário à importação.

Maggi suspendeu por 30 dias a decisão de importação do café robusta do Vietnã para que a Conab faça o levantamento do estoque para verificar a necessidade da compra do produto de outros países.

O Espírito Santo é responsável por 78% da produção nacional do café Conilon e é a principal atividade de renda de 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes. Além disso, representa 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola do Estado e gera em torno 400 mil empregos direitos e indiretos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Incaper ES

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário