Seca segue prejudicando safra de café no Espírito Santo

Publicado em 18/01/2017 12:46

Os produtores do Espírito Santo continuam preocupados com a falta de chuva contínua do estado. A seca já se tornou um problema na região. “A quebra de café conilon referente a safra de 2016 deve chegar a 50% e ainda não conseguimos recuperar o que perdemos antes”, afirma Mauro Rossoni Júnior, diretor técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper.

Em Vitória, capital do Espírito Santo, a última chuva aconteceu entre os dias 12 e 13 de janeiro. Na quinta-feira (12/01), em apenas 1 hora, entre 20h e 21h, choveu 27,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A última vez que havia chovido forte sobre a capital capixaba foi entre 15 e 19 de dezembro de 2016. A média de chuva para janeiro na cidade de Vitória é de aproximadamente 143 milímetros.

Além do café, principal cultura do estado, outras produções como mamão e cacautambém foram afetadas pela falta de chuva. “Em 2016, cerca de R$ 2,2 milhões deixaram de circular na agricultura do estado por causa do problema”, explica Júnior.

Sem clima favorável, foi preciso investir muito em soluções sustentáveis para não perder o negócio. O diretor técnico conta que os prefeitos estão colocando em prática diversas ações para armazenar água. Vários agricultores também investiram na construção de reservatórios.

Ainda é cedo para afirmar se a situação deve melhorar em 2017, porém os produtores estão otimistas. De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, nos próximos quinze dias o tempo continua seco no Espírito Santo. Os modelos matemáticos de previsão mostram uma tendência da volta da chuva em meados de fevereiro para as áreas agrícolas do estado capixaba.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário