Governo aprova venda de 720 mil sacas de café de estoques públicos

Publicado em 19/01/2017 12:40

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), formado pelas pastas da Agricultura, Casa Civil e Fazenda aprovou a venda de até 43,2 mil toneladas (720 mil sacas) de café dos estoques públicos, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), segundo resolução publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira.

A proposta havia sido apresentada por representantes da Câmara Técnica do CIEP no fim do ano passado e, na prática, retoma os leilões que já vinham sendo realizados pelo governo ao longo de 2016.

O Brasil encontra-se na entressafra do café.

Na terça-feira, a Conab estimou que a safra de 2017 deverá cair entre 7,5 e 15 por cento ante 2016, devido principalmente ao ano de baixa no ciclo bianual de produtividade dos cafezais.

A Conab publicou nesta quinta-feira o aviso do primeiro leilão de 2017, para venda de 5.699 toneladas de café arábica de estoques públicos, a ser realizado em 26 de janeiro.

"Essas ofertas regulares de café arábica vêm ocorrendo desde o ano passado e fazem parte da estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em atuar na regulação do mercado interno, devido à elevação dos preços do produto. Técnicos da Conab acompanham diariamente o comportamento do café no mercado", disse a Conab, em nota.

Em 2016, o governo federal realizou 29 leilões de café arábica dos estoques públicos, totalizando 50 mil toneladas ofertadas.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário