Gripe aviária nos EUA permitirá à Argentina recuperar exportações, diz associação

Publicado em 27/07/2015 16:34

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina mudará o destino de muitos de seus embarques de carnes de aves para mercados que fecharam suas portas ao alimento vindo dos Estados Unidos devido a uma epidemia de gripe aviária no segundo maior fornecedor do mundo, disse a câmara avícola argentina.

As exportações da Argentina, um importante fornecedor mundial de aves, sofreram um forte revés quando, no final do ano passado, a Venezuela, então principal comprador do produto, deixou de importar carne de frango do país após o colapso dos preços do petróleo.

"A única parte do continente que não tem tido sinais de afetação desta enfermidade é a América do Sul, assim, cremos que se dará uma reativação, que já se tem notado com novas operações de exportação", disse à Reuters Roberto Domenech, chefe do Centro de Empresas Processadoras Avícolas (Cepa).

De acordo com números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Argentina exportará 375 mil toneladas de carne de aves entre janeiro e outubro, mais que a 278 mil toneladas do ano passado e as 337 mil toneladas de 2013, antes de a Venezuela cancelar suas importações.

O presidente do Cepa, não descarta que, no futuro, voltem a exportar para a Venezuela, mas disse que evitariam se tornar tão dependentes dessas compras novamente.

(Por Maximilian Heath)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário