Regime de chuvas no Brasil deve se regularizar nas próximas semanas, dizem meteorologistas

Publicado em 22/01/2015 10:02

O regime de chuvas no Brasil parece estar se regularizando, segundo as previsões dos últimos dias. Como explicou o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o bloqueio atmosférico que estava sobre todo o Brasil foi rompido pela chegada de uma frente fria, porém, as precipitações ainda voltam de forma irregular, mas com mais intensidade ao Sudeste e Centro-Oeste. Uma normalização, no entanto, é esperada somente para fevereiro. 

A seguir, veja a íntegra da entrevista de Schneider, e notícias trazendo as últimas previsões para todo o Brasil.

>> Frente fria rompe bloqueio atmosférico e chuvas voltam, ainda de forma irregular, ao Sudeste e Centro-Oeste. Normalidade só a partir de fevereiro

Na Reuters: Sudeste e Centro-Oeste terão bom volume de chuva até fim de janeiro

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Áreas agrícolas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil deverão receber bons volumes de chuvas pelo menos até o fim do mês, disse nesta quinta-feira a Somar Meteorologia, destacando o fim de um período de pelo menos 20 dias de calor e poucas precipitações que prejudicaram o desenvolvimento das lavouras de soja.

Deverá chover de maneira generalizada, com volumes de cerca de 30 milímetros até 25 de janeiro em São Paulo, Rio de Janeiro, centro, oeste e sul de Minas Gerais, leste de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e no leste e sudoeste de Goiás, disse a Somar.

"Em Mato Grosso, a situação permanece inalterada, com chuva em todo o Estado, porém sendo mais intensa sobre o norte e oeste, com acumulado superior aos 30 milímetros", afirmou a empresa em relatório.

Entre 26 e 30 de janeiro, a chuva permanecerá concentrada sobre no Sudeste e Centro-Oeste, com acumulado médio em torno dos 50 milímetros em São Paulo, norte do Paraná, leste e sul de Mato Grosso do Sul, interior do Rio de Janeiro, centro, oeste e sul de Minas Gerais, Distrito Federal e o leste e sudoeste de Goiás.

(Por Gustavo Bonato)

Chuvas devem regularizar em Mato Grosso na próxima semana

Da Aprosoja MT

Os produtores de soja mato-grossenses ainda aguardam as chuvas para o desenvolvimento ideal das lavouras nesta safra. De acordo com Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), as características gerais das lavouras neste momento são de chuvas irregulares e localizadas e altas temperaturas. “A colheita está avançando em ritmo lento e temos relatos de produtividades variadas, de 18 a 65 sacas por hectare”, conta.
 
Em muitas lavouras, a soja ainda está em fase de enchimento de grão, e por isso é tão importante que chova regularmente. Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria que se formou no Rio Grande do Sul avança para os demais estados da região Sul e também do Sudeste. “Este sistema meteorológico vai finalmente enfraquecer o atual bloqueio atmosférico e deve provocar chuvas mais generalizadas no Centro-Oeste a partir de quinta-feira”, explica o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.
 
Santos informa ainda que com o retorno das chuvas mais abrangentes e em maior volume, a partir da semana que vem haverá uma elevação dos níveis de umidade do solo e, consequentemente, uma melhora no desenvolvimento das lavouras. “A tendência é que as chuvas comecem a normalizar a partir da primeira semana de fevereiro em todo o Estado”, ressalta o agrometeorologista.
 
O diretor técnico da Aprosoja diz que há relatos de incidência de pragas como lagarta falsa-medideira e mosca branca em pontos localizados. Porém, a indicação é sempre o monitoramento das lavouras, especialmente para o controle da ferrugem asiática. “Os produtores devem utilizar o Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP) para que as lavouras estejam protegidas e se desenvolvam adequadamente”, frisa Ribas.

Calorão dá uma trégua: frente fria muda o tempo em São Paulo

Do Jornal do Tempo

O padrão de tempo mudou em São Paulo e teremos chuvas mais generalizadas e temperaturas menos elevadas a partir de agora até o final deste mês22/01/2015 09:55:00Por: Aline Cardoso A quinta-feira amanheceu diferente dos últimos dias em São Paulo, o céu está nublado e a manhã não está tão abafada. O calorão finalmente foi embora. A sensação térmica caiu na cidade e chegou aos 14ºC na zona sul nesta última madrugada. Os termômetros marcam 20ºC às 9h na capital. De acordo com a Somar Meteorologia, a temperatura sobe e ao longo da tarde e a máxima pode alcançar os 28ºC na capital.

O sol aparece entre nuvens durante a manhã e à tarde, volta a chover em toda a região metropolitana de São Paulo e pode ser forte em alguns bairros da capital. A precipitação vem acompanhada de trovoadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters + Aprosoja MT + Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário