Clima: Terça-feira de tempo aberto em boa parte da região Centro-Sul

Publicado em 24/03/2015 10:43

 A passagem de uma massa de ar polar sobre a região Sul está impedindo a formação de nuvens carregadas sobre grande parte da região Centro-Sul do Brasil nesse começo de semana. Com isso, apesar de algumas nebulosidades nessa manhã a previsão é de tempo aberto e possibilidade apenas para pancadas de chuvas de fraca intensidade e de curta duração. Porém, toda a metade norte do Mato Grosso continua com o tempo muito instável e com chuvas desde as primeiras horas do dia. Isso mantém as condições desfavoráveis a realização da colheita da soja, que já apresenta reduções em seus potenciais produtivos e, principalmente na qualidade dos grãos. E esse tempo instável deverá se manter inalterado até o final da semana.

                Essa mesma condição de tempo instável deverá se manter sobre toda a região do MAPITOBA, o que poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja e do milho, mas deverá trazer fortes prejuízos aos produtores, apesar de que em algumas localidades dessa região já há relatos de perdas de qualidade nos grãos de soja, pelo excesso de dias chuvosos. O problema é que a tendência é que esse tempo mais fechado e chuvoso se mantenha inalterado ao longo desses próximos 10 dias.

                No Sudeste, tanto a terça-feira quanto a semana serão de tempo mais aberto e com possibilidade apenas para pancadas de chuvas de final de tarde, de baixa intensidade e curtíssima duração, o que não irá atrapalhar as atividades de campo. Mesmo com esse tempo mais aberto as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que os solos continuam com bons índices de umidade. Somente no final de semana é que o tempo volta a fechar e novo período mais chuvoso deverá ocorrer.

                No Sul, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas ao longo de toda a semana. Dessa maneira, os níveis de água no solo irão se reduzir ainda mais, prejudicando o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Entretanto, não são todas as regiões que apresentam reduções nos potenciais produtivos das lavouras, já que foram registras chuvas isoladas nesses últimos dias sobre as regiões oeste do Paraná e metade sul do Mato Grosso do Sul. As chuvas só deverão retornar a essa região do Brasil de forma mais intensa e com maior abrangência somente no começo de abril. Até lá os modelos de previsão sinalizam apenas algumas pancadas de chuvas rápidas nessa quinta-feira e depois somente em meados da semana que vem.     

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário