Clima: Sexta-feira chuvosa em boa parte da região centro-sul do Brasil

Publicado em 27/03/2015 09:17

 Nuvens carregadas e chuvas de forte intensidade são registradas nessa manhã de sexta-feira sobre o sul do Mato Grosso e extremo norte do Mato Grosso do Sul. Também há registros de chuvas sobre a região sudoeste de Goiás, triângulo mineiro e noroeste de São Paulo. Com isso, as atividades de campo, em especial a colheita da soja, terá que ser interrompida no dia de hoje.

Isso poderá trazer novos prejuízos pontuais, uma vez que a grande maioria das lavouras encontram-se aptas a serem colhidas. E com o avanço desse sistema de baixa pressão, todo o final de semana e o início da semana que vem deverá ser com tempo fechado e chuvoso no Mato Grosso, Goiás, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Paraná e no Mato Grosso do Sul. Além de que também há previsão para chuvas em Santa Catarina e faixa leste do Rio Grande do Sul para esses próximos dias.

Bom para o desenvolvimento do milho safrinha e demais lavouras de 2ª safra, bem como para as lavouras de café, cana de açúcar, frutíferas, hortaliças e pastagem. Apenas para os produtores de cana que estavam pensando em iniciar a colheita já nessa próxima semana terão que adiar por alguns dias esse começo. Além dessas chuvas proporcionar excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras, esse padrão mais umidade da atmosfera e com temperaturas um pouco mais baixas, principalmente as noturnas, estão  possibilitando uma maior proliferação de doenças. Assim, os produtores tem que monitorar bem seus campos de produção para que possam ter pleno sucesso na colheita.

No oeste baiano, Tocantins e nas regiões produtoras do Maranhão e do Piauí a sexta-feira deverá ser com chuvas apenas na forma de pancadas, permitindo a realização da colheita, mesmo que por apenas algumas horas do dia. E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo dos próximos 5 dias. Sendo que entre terça e quarta-feira da semana que vem, um novo período mais chuvoso deverá se instalar sobre essa região, atrapalhando bem  todos os trabalhos de campo, podendo até mesmo gerar algumas perdas pontuais.

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário