EUA: Onda de frio pode chegar ao Meio-Oeste e atrasar plantio de milho da safra 2015/16

Publicado em 20/04/2015 16:03

O mercado internacional de grãos está totalmente voltado para o comportamento do clima nos Estados Unidos neste momento. O plantio da safra 2015/16 de milho já foi iniciado em algumas áreas mais ou sul e oeste do país e os trabalhos de campo com a soja devem ser iniciados nos próximos dias. 

Até o momento, as condições climáticas não têm mostrado, para ambas as culturas, qualquer cenário de extrema preocupação, porém, para esta semana as previsões já começam a sinalizar uma onda de frio para o Meio-Oeste americano, principal região produtora de grãos do país. 

Segundo mostra o site de meteorologia norte-americano AccuWeather, depois de um período de temperaturas acima da média ocorrendo em grande parte do Meio-Oeste e Nordeste dos EUA na última semana, os próximos dias devem ser marcados por uma total reversão do padrão climático. "Este padrão de clima deverá se mover pela área depois de um período de muita chuva e tempestades severas", relatou o portal. 

Segundo explicou o meteorologista sênior do Accuweather, Matt Rinde, "as temperaturas com 5 a 10 graus acima da média dos últimos dias passarão agora a ser de 5 a 10 graus abaixo da média para o período nos próximos 7 a 10 dias". 

Onda de Frio nos EUA - Accuweather

Mapa do site Accuweather ilustra a chegada de uma onda de frio nos EUA

De acordo com informações apuradas pelo site norte-americano Agriculture.com com o agrometeorologista senior do insituto MDA Weather Services, Kyle Tapley, ainda nessa semana, o tempo pode se manter um pouco mais seco, porém, com essas baixas temperaturas marcando o período. 

"As temperaturas não serão tão frias na porção sul do Centro-Oeste (onde o milho já começou a ser plantado), porém, ainda não são as mais ideais para secar um pouco os solos ou favorecer o plantio e a germinação da safra de milho. E esse clima frio deve durar, pelo menos, até o final da semana", disse Tapley.  

No final de semana, segundo mostram as últimas previsões do NOAA - departamento oficial de clima do governo dos EUA - as chuvas ainda devem ser excessivas e poderiam interromper os trabalhos de campo em estados como Iowa, Nebraska e Kansas. As chuvas agora estariam se movendo também para Wisconsin e o norte de Illinois. Já para a próxima semana, os dias devem ser de tempo mais seco, com uma tendência de um clima menos chuvoso começando a aparecer e a se consolidar, segundo explicou o site norte-americano Farm Futures. 

NOAA 6 a 10 dias

Previsão do NOAA mostra temperaturas abaixo do normal em estados do Corn Belt

NOAA 8 a 14 dias

Previsão do NOAA mostra temperaturas começando a se normalizar na próxima semana

Com informações dos sites Accuweather, Farm Futures e Agriculture.com

Na Reuters: Baixas temperaturas desaceleram plantio de milho nos EUA esta semana

LOGO REUTERS

CHICAGO (Reuters) - Temperaturas mais baixas que o normal no Meio-Oeste dos Estados Unidos esta semana deverão desacelerar o plantio de milho, enquanto chuvas no fim da semana na região sul do cinturão de grãos deverão interromper os trabalhos nos campos, disse um meteorologista agrícola nesta segunda-feira.

Boa parte dos Estados de Indiana e Ohio estão com umidade demais no solo para o plantio, e produtores não deverão conseguir realizar grandes avanços esta semana, com as temperaturas máximas entre 10 e 15 graus Celsius.

"Está frio, e portanto não vai ser de maneira adequada. Alguns trabalhos de campo irão ocorrer, mas não será nada agressivo", disse Drew Lerner, meteorologista do World Weather.

Chuvas leves estão previstas para as porções ao sul do cinturão do milho na terça-feira e novamente na sexta. O ritmo de plantio tem sido lento no sudeste e no delta do rio Mississippi nesta primavera devido ao excesso de umidade.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse, por exemplo, que o plantio de milho no Kentucky, estava 1 por cento concluído até 12 de abril, em comparação com uma média estadual de 15 por cento nos últimos cinco anos.

O plantio de milho nos EUA estava 2 por cento concluído até 12 de abril, disse o USDA, atrás da média de cinco anos de 5 por cento. Um novo relatório deverá ser divulgado esta noite pelo USDA.

Antes do relatório, analistas ouvidos pela Reuters estimaram o plantio de milho até 19 de abril em 10 por cento da área.

(Por Julie Ingwersen)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário