Quarta-feira com algumas chuvas no Centro-oeste e Sudeste

Publicado em 20/05/2015 07:15

Não é que São Pedro resolveu ajudar mesmo os produtores de milho safrinha e das demais culturas de 2ª safra do Brasil. As chuvas que estão sendo registradas em pleno dias 18 e 19 de maio estão mais do que favorecendo o desenvolvimento das lavouras, está proporcionando que nesse ano todos os produtores tenham índices excepcionais de produtividade. Pelo menos no visual, já que a colheita ainda não começou, mas deverá já ser iniciada na próxima semana no Mato Grosso e no Paraná. Tudo indica que a produção esse ano venha a bater recordes bastante significativos de produção nacional. Com um amigo produtor me disse ontem: “As chuvas dessa semana estão beneficiando os milho plantados em abril...”.  

Falo isso, por que para essa quarta-feira ainda há previsão para chuvas sobre áreas produtoras de milho de várias regiões do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Além de beneficiar as lavouras de 2ª safra, essas chuvas também possibilitam boas condições ao desenvolvimento das pastagens, do café, cana de açúcar, laranja e hortaliças. Além disso, como essas chuvas estão sendo de fraca intensidade, muitas atividades de campo continuam a ocorrer, como a colheita da cana em São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Lógico, que teve produtores e usinas que paralisaram a colheita, mais está sendo por um curto período de tempo, o que não irá afetar drasticamente a produção e nem tão pouco a qualidade. Contudo, a partir dessa quinta-feira as chuvas, tanto no Sudeste quanto no Centro-oeste, ficarão mais esparsas, ou seja, o tempo seco começará a predominar sobre essas regiões e chuvas agora somente na segunda quinzena de julho. Todavia, devido a esses aquecimentos das águas do Pacífico e também do Atlântico, uma ou outra frente fria poderão conseguir romper o bloqueio que irá começar a se formar e trazer chuvas a essas duas grandes regiões do Brasil durante os meses de junho e julho. Mas serão chuvas de rápida duração. Somente no Estado de São Paulo e que irão ocorrer chuvas mais regulares durante esses próximos 90 dias.

O problema continua no Sul do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde o tempo seco dessas últimas semanas atrapalha o plantio do trigo, que segue atrasado em relação ao mesmo período do ano passado. E essa quarta-feira não será diferente, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas, afetando, portanto, o plantio do trigo e das demais culturas de inverno. Mas já a partir desse sábado (23) o tempo irá mudar com a passagem de uma frente fria pela região. Chuvas em bons volumes estão sendo previstas para todo o final de semana e ao longo também da semana que vem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Essas chuvas irão interromper esse período seco e a partir de então as chuvas voltam a ficar concentradas apenas sobre o Sul do Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário