Semana começa com chuvas no Sul do Brasil

Publicado em 25/05/2015 07:13

A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil nesse final de semana provocou chuvas em diversos municípios do Rio Grande do sul, Santa Catarina e do Paraná. E para hoje a previsão é de mais chuvas sobre a metade leste de Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Essas chuvas, principalmente no Rio Grande do Sul possibilitaram a elevação dos níveis de água no solo, proporcionando uma melhora nas condições ao plantio e desenvolvimento do trigo e das demais culturas de inverno. Já no restante do País o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas. O que irá permitir que os trabalhos de campo possam prosseguir sem maiores transtornos.

Contudo, mudanças nesse padrão serão observadas ao longo dessa semana. Uma nova frente fria deverá avançar pelo Sul do Brasil entre manhã e quarta e esse novo sistema irá avançar também sobre a região Sudeste, onde irá provocar chuvas entre quinta e sexta-feira sobre toda a faixa central do Brasil. Com isso, serão registradas chuvas sobre São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Esse sistema só não provocará chuvas sobre a região do MAPITOBA, que seguirá com tempo aberto e sem chuvas ao longo de toda essa semana.

Essas chuvas previstas para o final da semana serão benéficas para a elevação dos níveis de água no solo, favorecendo algumas culturas, em especial as de inverno, mas por outro lado, esse excesso de umidade poderá causar perdas em lavouras de algodão e atrapalhar o pleno andamento da colheita da cana de açúcar, milho safrinha e café. Além de manter as condições favoráveis a maior proliferação para doenças nas hortaliças. Até porque, os volumes previstos de chuvas para essa semana deverão superar os 30 mm.

Após a passagem dessa frente fria, uma massa de ar polar deverá avançar sobre toda a região Centro-Sul entre sexta e sábado levando ao declínio acentuado das temperaturas mínimas. Não há riscos para geadas ou qualquer outro tipo de dano às culturas, mas em algumas localidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul os termômetros poderão registrar valores abaixo dos 10°C.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário