Quarta-feira chuvosa no Sul do Brasil

Publicado em 27/05/2015 07:25

Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão mantem o tempo fechado e chuvoso em toda a região Sul do Brasil nessa quarta-feira. Imagens de satélite mostram chuvas generalizadas sobre quase todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraguai nessa manhã. E aos poucos esse sistema irá avançar sobre o Paraná onde também serão registradas chuvas no dia de hoje. Chuvas que por sinal serão de grande valia para os produtores de trigo e demais culturas de inverno, pois irão manter os solos com níveis bastante satisfatórios de umidade, conferindo plenas condições para o desenvolvimento das lavouras e também ao preparo do solo. Lógico, que essas chuvas estão mantendo todos os trabalhos de campo paralisados, mas que são muito mais benéficas do que prejudiciais, a isso são. E já amanhã o tempo volta a abrir sobre toda a região Sul, dando condições a retomada das atividades no campo, como o plantio.

E aos poucos esse sistema irá avançar sobre a região Sudeste, onde deverá provocar chuvas abrangentes nessa quinta-feira, sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre as metades sul de Goiás e de Minas Gerais. Podendo até provocar chuvas sobre a faixa sudeste do Mato Grosso. Contudo, desde as previsões do começo dessa semana esse sistema perdeu forças e com isso, não será observado grandes volumes sobre a faixa central do Brasil e nem terá amplitude suficiente para avançar pelo interior do Brasil e com isso provocar chuvas sobre todo o Estado do Mato Grosso. Além disso, já na sexta-feira o tempo volta a abrir, onde somente a faixa central de Minas Gerais é que deverá registrar chuvas.

No MAPITOBA, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas durante esses próximos 10 dias.

Mas após a passagem desse sistema de chuvas, uma massa de ar polar de intensidade moderada irá avançar sobre toda a região Centro-Sul, levando ao declínio acentuado das temperaturas. As mínimas deverão oscilar na casa dos 12°C em muitos municípios paulistas e mineiros. No Sul, os termômetros poderão registrar temperaturas ainda mais baixas. Mas não há riscos para formação de geadas, a não ser nas regiões de alta altitude (serra) de Santa Catarina e do Paraná, mesmo assim não deverão causar nenhum dano severa as pastagens e demais culturas dessas localidades. E esse frio todo deverá se manter durante todo o final de semana e começo da próxima.

          

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário