Chuvas se alastram pela região Centro-Sul do Brasil

Publicado em 30/06/2015 07:08

 A presença de um sistema de baixa pressão sobre o Sul do Brasil mantem o tempo fechado e chuvoso em grande parte da região. Chove nessa manhã de terça-feira em boa parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraguai e sudoeste do Paraná. Além dessas regiões, um corredor de umidade, vindo da Amazônia também deixa o tempo bastante instável sobre todo o Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e de Goiás, onde já há registros de chuvas nas regiões nubladas de Goiás. E aos poucos esse sistema meteorológico irá avançar sobre toda a região Sul e Sudeste, onde manterá ao longo dessa semana, o tempo bastante instável e com previsão para chuvas não só para essas duas regiões mais também em boa parte do Centro-oeste.

Essas chuvas que vem ocorrendo nesse começo de semana e que estão sendo previstas para toda essa semana na região Centro-Sul irão atrapalhar os trabalhos de colheita do milho safrinha, café e cana de açúcar. Além de prejudicar a colheita esse tempo bem mais úmido irá prejudicar a qualidade dos produtos agrícolas, elevando os percentuais de grãos ardidos no milho, grãos chuvados no café e diminuindo os teores de ATR na cana de açúcar. No Centro-oeste há também preocupações com a cultura do algodão, pois poderão vir a ocorrer chuvas nas áreas produtoras de Rondonopolis e do Parecis.

A terça-feira também será de grande nebulosidade sobre o oeste baiano, extremo sul do Piauí e do Maranhão e em boa parte de Tocantins. Contudo, a chances de chuvas é baixa, mas não estão descartadas a possibilidade de chuvas muito isoladas e de fraca intensidade entre hoje e manhã.

Já nos Estados Unidos a terça-feira será mais um dia marcado pelas chuvas. E certo que hoje as chuvas ficarão mais concentradas sobre o leste do País, mais durante esse semana ocorrerão mais chuvas sobre as regiões produtoras do meio-oeste e sul dos Estados Unidos, com isso as condições ainda se manterão desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras, sendo que há um bom percentual de áreas de soja, milho e trigo já alagadas. Assim, esse tempo bem mais chuvoso irá resultar numa redução significativa dos potenciais produtivos das lavouras, reduzindo, portanto, a estimativa de produção final dessa safra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário