Chuvas e frio marcarão final de semana no Brasil e nos Estados Unidos

Publicado em 02/07/2015 07:08

 Áreas de instabilidade já provocam chuvas nessa manhã de quinta-feira nas regiões norte do Paraná, sudoeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. O que mantêm as condições bastante desfavoráveis à realização da colheita do milho safrinha, cana de açúcar e café. Além de atrapalhar a colheita, essas chuvas também já estão ocasionando perdas na qualidade dos produtos, seja em grãos ardidos e chuvados, seja na redução na concentração de ATR pela planta. E esse tempo fechado e chuvoso no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul e triângulo mineiro deverá se estender até o final de semana, piorando ainda mais as condições das lavouras e inviabilizando os trabalhos de campo.

E essas chuvas deverão atingir também Goiás e o Mato Grosso no começo da semana que vem. E como há previsão de que essas chuvas devam se estender até meados da semana, as condições poderão ser totalmente prejudiciais às lavouras de milho safrinha e do algodão. Bem como essa elevação nos índices de umidade do solo irão favorecer a germinação de soja guaxa, podendo gerar uma pressão maior para a ferrugem asiática e demais doenças fúngicas no decorrer na safra 2015/16. Desse modo, produtores que estiverem em pleno trabalho de colheita acelerem, pois essas chuvas irão gerar perdas na qualidade dos grãos de milho e nas fibras do algodão (na pluma) e serão chuvas generalizadas, que atingirão todos o Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Até mesmo nas regiões produtoras do MAPITOBA poderão vir a ocorrer pancadas isoladas entre segunda a quarta-feira da semana que vem. O mesmo vale para os produtores de hortaliças, na qual essas chuvas inviabilizaram os trabalhos de colheita e elevará a pressão para doenças fúngicas.

Com relação as temperaturas, uma massa de ar polar deverá avançar nesse final de semana, sobre toda a região Centro-Sul, mas como é de fraca intensidade, apenas provocará um declínio fraco das temperaturas. Não há previsão de que essa massa possa provocar a formação de geadas em nenhuma região produtora, até mesmo nos municípios gaúchos de fronteira com o Uruguai.

Já nos Estados Unidos, as chuvas continuarão sendo o destaque em boa parte das regiões produtoras do meio-oeste, sudeste e leste. Assim, as condições continuarão desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras, já que há previsão de que essas chuvas se estendam até meados da semana que vem. Já na parte oeste do País, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas. Dessa maneira, as perdas de produtividade que vêm sendo contabilizadas deverão se elevar durante esse período, já que tanto a chuva quanto os vários dias consecutivos de céu nublado irão reduzir as taxas fotossintéticas e consequentemente reduzir os potenciais produtivos das plantas. E como também há lavouras em situação de estresse hídrico, todo o País apresenta perdas em suas lavouras.   

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário