Semana começa com muita chuva em todo o Centro-Sul

Publicado em 06/07/2015 07:07

Muitas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que está sobre o Sul e Sudeste, manterão o céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia, dessa segunda-feira, em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Desde o final de semana já há registros de chuvas sobre as regiões produtoras do Centro-oeste e de boa parte do Sudeste e do Paraná. Essas chuvas estão mantendo as condições desfavoráveis à realização de todas as atividades de campo, principalmente a colheita do milho safrinha, do algodão, café e da cana de açúcar. Contudo, as fortes chuvas seguidas pelas fortes rajadas de ventos causaram danos significativos em plantações de milho safrinha do Paraná e do Mato Grosso do Sul, muitos milharais chegaram a acamar, o que irá dificultar a colheita, levando ao apodrecimento das espigas. As chuvas no Mato Grosso também poderão resultar em perdas na qualidade do algodão, uma vez que muitas lavouras já estão em fase de maturação e até mesmo aptas a colheita.

E esse tempo chuvoso e com alta nebulosidade irá permanecer ao longo de toda a semana, uma vez que novas frentes frias irão avançar sobre o Brasil. Sendo que a partir de manhã (terça-feira) serão registrados os maiores volumes de chuvas em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As chuvas só darão uma trégua mesmo após o dia 15/07, ou seja, somente na segunda quinzena de julho é que a atmosfera voltará a ter uma padrão típico do período, chuvas no Sul e tempo seco em todo o restante do Brasil. E esse padrão bem atípico para essa primeira quinzena de julho irá afetar produções e principalmente a qualidade dos grãos de café, milho e das demais culturas de 2ª safra, bem como afetar os teores de ATR na cana de açúcar, prejudicar a qualidade das fibras do algodão, além de manter as condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças nas hortaliças.

Esse mesmo padrão chuvoso irá ser observado nas principais regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos ao longo dessa semana. Os volumes totais de chuvas serão menores do que os registrados em semanas anteriores, mas serão suficientes para manter os solos com níveis elevadíssimos de umidade e como haverá muita nebulosidade ainda, as taxas de radiação solar e luminosidade continuarão abaixo da média para o período. Resultando numa piora das condições fitossanitárias das lavouras de milho, soja e trigo. Segundo os modelos de previsão de médio prazo (30 dias), o mês de julho ainda será com chuvas acima da média em todo o meio-oeste, sul e leste dos Estados Unidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário