Terça-feira chuvosa no Brasil

Publicado em 07/07/2015 07:12

 O mês de julho está mesmo sendo bastante atípico no Brasil. Muitas cidades do Sudeste e do Centro-oeste já registram chuvas acima da média para o mês, em apenas 5 dias. E a tendência é que esses valores se elevem ainda mais, já que uma frente fria associada ao corredor de umidade manterá essa terça-feira chuvosa em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Há previsão de chuvas sobre quase todos os municípios dessas regiões. Segundo as imagens de satélite já há registros de chuvas nessa manhã na faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sudoeste e oeste de São Paulo, noroeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Até mesmo em Tocantins e na região oeste da Bahia poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas nessa terça-feira.

Essas chuvas estão inviabilizando os trabalhos de colheita, gerando perdas regionalizadas em várias culturas, o que poderá afetar a produção e a qualidade final do milho safrinha, algodão, café, cana de açúcar, hortaliças. Além disso, na cultura do trigo, essas chuvas atrapalham a finalização do plantio no Sul. E esse tempo fechado e chuvoso deverá se manter inalterado ao longo de toda essa semana, agravando ainda mais as condições das lavouras e atrasando os trabalhos de campo. O bom é que com a presença dessa nebulosidade as temperaturas mínimas não caem tanto, mais em contrapartida as máximas também não conseguem se elevar.

Esse mesmo padrão chuvoso também está sendo observado sobre as regiões produtoras do meio-oeste americano. Áreas de instabilidade associadas a frentes frias irão provocar chuvas sobre boa parte do meio-oeste americano nessa terça-feira. Também há previsão para chuvas sobre a faixa leste e sul dos Estados Unidos. Contudo, os volumes totais de chuvas para os próximos dias ficarão menores e as chuvas um pouco mais espaçadas entre um episódio e outro, porém as condições ao desenvolvimento das lavouras ainda não serão totalmente boas, continuarão a ocorrer perdas de produtividade regionalizadas durante toda essa primeira quinzena de julho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário