Clima Internacional: Europa e Ásia sofrem com severa onda de calor e falta de chuvas, safras estão ameaçadas

Publicado em 07/07/2015 16:26

Enquanto os Estados Unidos seguem recebendo chuvas acima da média nos últimos meses, outras partes do mundo com importantes produções agrícolas também vêm sofrendo com adversidades e o quadro vem ganhando cada vez mais espaço no noticiário internacional. 

São pontos da Ásia, da Europa e problemas sendo registrados também na Rússia. E há ainda as incertezas sobre a real intensidade do El Niño, de acordo com especialistas. 

Europa

Na Europa, as estatísticas ainda indicam a continuidade de uma forte onda de calor que atinge o continente. As temperaturas seguem batendo recordes, superando os 40ºC em alguns países, repetindo um cenário observado em meados dos anos 1980 e no início dos anos 2000. 

As previsões, ainda segundo agências internacionais, mostram a continuidade do padrão de temperaturas muito acima do normal e chuvas bem abaixo da média para o período, com sistemas de alta pressão dominando o clima no continente europeu ainda pelas próximas duas semanas. Em alguns pontos, como na França, por exemplo, as precipitações deverão registrar acumulados com a metade do normal para essa época do ano. 

E muitas regiões agrícolas da Europa estão sendo afetadas por essas condições de clima adverso, como relata o portal internacional Farm Futures. Na França, os campos podem contar com um tempo um pouco mais ameno, porém, ainda seco pelo menos até o final da próxima semana. Na Ucrânia, há pequenas chances de chuvas e temperaturas mais amenas.

O mapa abaixo, do The Weather Channel, mostra as elevadas temperaturas registradas por toda a Europa nesta terça-feira (7):

Onda de Calor na Europa - Fonte: The Weather Channel

Ásia

Na Índia, as chuvas de monção estão atrasadas e quando chegam se mostram abaixo do normal para o período e esse deve ser o quadro por todo o país, especialmente no sul e no norte, pelas próximas semanas. E as áreas afetadas incluem os cultivos de algodão, arroz, e algumas amêndoas. Já as regiões que produzem soja e milho recebem chuvas quase próximas dos volumes normais - no centro da Índia - porém, essa região também pode passar por períodos de seca, como informa a mídia internacional. 

Na Indonésia, Malásia e Vietnã, o comportamento climático também inspira cuidados. Nos dois primeiros, as principais áreas cultivadas com palma, café e cana-de-açúcar seguem sofrendo com a seca excessiva e a previsão mostra que mais dias como estes estão por vir. 

Na China, ainda de acordo com o Farm Futures, as regiões mais afetadas são aquelas localizadas ao norte, com algumas chuvas esparsas e temperaturas elevadas batendo recordes. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário