Safra de grãos da Europa tem potencial produtivo reduzido com impacto de severa onda de calor

Publicado em 28/07/2015 11:00

Atualmente, as princiapis regiões produtoras de alimento pelo mundo sofrem com adversidades climáticas. Se chove demais nos Estados Unidos, a China, mais países da Ásias e outros tantos da Europa sentem os impactos de uma seca severa e ondas de calor muito forte. Com isso, essas "intensas e prolongadas ondas de calor" já sugerem uma revisão negativa das perspectivas de produtividade para a safra de grãos europeia, lideradas por baixas significativas esperadas para o milho, como informou o site britânico Agrimoney. 

A divisão de meteorolgia agrícola da Comissão Europeia de Monitoramento de Recursos Agrícolas (MARS) reduziu em 0,13 tonelada por hectare para 5,19 toneladas sua estimativa média para o rendimento dos cereais este ano, o que, se confirmado, traria uma redução de 9% em relação aos resultados do ano passado um recuo ainda mais intenso em relação à média dos últimos cinco anos. 

"A produtividade para todas as culturas está sendo reduzida por conta de condições climáticas desfavoráveis, incluindo o excesso de chuvas no norte da Europa e calor e seca mais ao sul do continente", informou a MARS. A instituição destacou ainda as ondas de calor intensas e prolongadas registradas em importantes áreas agrícolas como o norte da Itália, França, Alemanha, Polônia, República Tcheca, Áustria e Hungria. "As temperaturas máximas, por muitas vezes, superara os 35ºC e em pontos específicos alcançaram os 40ºC, prejudicando severamente as culturas de primavera e inverno durante as fases de floração e enchimento de grãos das lavouras", completou a organização. 

No caso do trigo soft plantado no inverno na Europa, a produtividade esperada já caiu para 5,8 toneladas por hectare. Em contrapartida, o milho, por exemplo, sofreu uma baixa ainda mais drástica de rendimento - na casa de meia tonelada por hectare - caindo para 6,71 t/ha, bem abaixo da média dos últimos cinco anos. A safra francesa do cereal, a maior da região da União Europeia, teve sua produtividade reduzida em 0,76 tonelada por hectare, passando para 8,63 t/ha, refletindo as temperaturas que se aproximaram dos recordes de 1975 acompanhadas de uma seca intensa, explicou a MARS.

Em nota, a divisão de agricultura informou que "as condições meteorológicas são excepcionais e se assemelham a anos extremos como 2003 e 1976. O milho é a cultura mais duramente afetada neste momento, já que se encontra no estágio de floração e as lavouras estão ainda mais sensíveis". A FranceAgriMer cortou em cinco pontos percentuais para 62% a safra de milho classificada como boa ou excelente, um recuo de 22 pontos em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Níveis de umidade do solo estão criticamente baixos

Na Alemanha, segunda maior produtora de milho da União Europeia, a produtividade do cereal também caiu para abaixo da média dos últimos anos e está estimada agora em 9,62 toneladas por hectare, também graças a uma "onda de calor excepcional". 

Enquanto as chuvas touxeram algum alívio para as safras no norte da Alemanha, "nas regiões centrais, os níveis de umidade ainda estão criticamente baixos e as culturas em solos mais 'leves' foram duramente prejudicadas, também tendo suas expectativas de rendimento reduzidas", explicou a agência da Comissão Europeia. 

Na Polônia, a situação é semelhante e a produtividade do milho já foi reduzida em 0,57 tonelada para 5,99 toneladas por hectare. No país, os cereais de inverno e primavera também sentiram um impacto intenso no momento do enchimento de grão, determinante para a definição de sua produtividade. 

Previsão do Tempo

Até o final da semana, segundo o meteorologista do instituto americano AccuWeather, Eric Leister, um sistema de baixa pressão deve resultar em tempo mais frio e chuvoso, com precipitações pontuais, para o norte da Europa. Porém, o sul deve continuar quente e seco. O calor intenso ainda pode ser registradp na Espanha, quase toda a Itália e a península balcânica, onde as temperaturas devem superar os 30ºC. 

E por toda a Espanha as temperaturas devem continuar subindo e uma outra onda de calor extremo está prevista para a primeira metade da semana que vem. 

Previsão de tempo ainda quente e seco no Sul da Europa para esta semana - Fonte: AccuWeather

Com informações do Agrimoney e do Accuweather
Tradução: Notícias Agrícolas
Por Carla Mendes

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrimoney + Accuweather

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário