Semana com chuvas em grande parte da metade sul do Brasil

Publicado em 25/08/2015 07:09
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

As chuvas realmente deram o ar da graça nesse início de semana em boa parte dos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A frente fria que avançou nessa segunda-feira por esses Estados ocasionou chuvas em vários municípios. E hoje terça-feira há previsão de mais chuvas sobre o norte do Paraná, São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Os volumes variaram muito, onde em alguns municípios paranaenses e paulista até a manhã de hoje haviam sido registrados valores próximos dos 25mm enquanto em outras localidades não passou dos 10 mm. Essas chuvas, mesmo ocorrendo de forma muito irregular foram suficientes para, primeiro, quebrar a secura que vinha sendo registrada ao longo desses últimos 50 dias e segundo e principalmente, elevar os níveis de água no solo, mesmo que bem parcialmente. Só que esse sistema meteorológico ficou registro somente a essas localidades citadas acima, uma vez que em Goiás, Mato Grosso, grande parte do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais e todo o MAPITOBA mantêm o tempo aberto, sem chuvas e temperaturas extremamente altas.

E esse deverá ser o padrão do tempo para toda essa semana, isto é, chuvas no Sul e em São Paulo e sul de Minas Gerais, enquanto todas as demais regiões do Brasil manterá o tempo aberto e sem previsões para chuvas. Com a previsão de mais chuvas para essa semana, os trabalhos de colheita do café, da cana de açúcar e do milho safrinha ficarão prejudicadas, não haverá prejuízos à qualidade muito menos a produtividade, apenas ocorreram paralisações. Para o milho safrinha do safrinha do Centro-oeste a colheita poderá continuar a transcorrer sem maiores transtornos. Ainda bem, já que há muito, mais muito milho sendo armazenado a céu aberto, por falta de espaço nos silos. Com relação ao retorno das chuvas no Centro-oeste, simulações recentes dos modelos de previsão indicam a possibilidade de ocorrência na primeira semana de setembro, mas com volumes baixos e muito irregulares.    

As temperaturas irão sofrer um pequeno declínio ao longo dessa semana, por conta da passagem dessas frentes frias, mas nada que venha a causar danos às lavouras, pois os modelos sinalizam temperaturas mínimas na casa dos 12 a 15°C no Sul e Sudeste.

Nos Estados Unidos, as chuvas continuam muito irregulares sobre as principais áreas produtoras do meio-oeste e leste do País. Com isso, algumas perdas regionalizadas poderão continuar ocorrendo, já que as temperaturas continuam altas nessas regiões com baixos índices pluviométricos. E essa deverá ser a tendência para essas próximas duas semanas, já que há previsões de chuvas acima da média ao longo do mês de setembro, justamente quando começa a se intensificar a colheita da soja e do milho. Podendo gerar um desconforto e até mesmo novos prejuízos à produtividade.      

Alerta Agroclimático - 25 agosto 2015 - Mapa Brasil

Alerta Agroclimático - 25 agosto 2015 - Mapa EUA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário