Quinta-feira ainda com possibilidade para chuvas em grande parte do Sul, Sudeste e Centro-oeste

Publicado em 27/08/2015 07:15
Por Marco Antonio dos Santo, agrometeorologista da Somar Meteorologia

Áreas de instabilidade provocaram chuvas boas, com volumes superiores a 20 mm em vários pontos dos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Essas chuvas atingiram lavouras de algodão do Mato Grosso e de milho de todos esses Estados. Não houve perdas até o momento. Além dessas áreas de instabilidade associada à frente fria, uma nova frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul onde também causou muito estrago em várias regiões do Estado. Houve ventos fortes e registros de temporais, associados a queda de granizo. E essa quinta-feira não será diferente, apesar dos mapas abaixo só mostrarem muita nebulosidade sobre o Sudeste e Centro-oeste, o aumento da temperatura ao longo do dia, irá favorecer novamente a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas no Sudeste e Centro-oeste, ainda mais porque a frente que causou fortes chuvas ontem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, avança pelo Paraná e São Paulo ao longo do dia.

Mais um dia, portanto, onde irão ocorrer paralisações nos trabalhos de colheita do café, cana de açúcar, milho e em alguns locais do algodão. Só não há riscos para chuvas no MAPITOBA. E amanhã, sexta-feira esse mesmo padrão atmosférico deverá se manter. Ou seja, com possibilidade para pancadas de chuvas em várias localidades do Sudeste e Centro-oeste. Contudo, para quem pensa que as chuvas já retornaram, pois o clima está sob influência do El Niño, muita calma nessa hora! O mês de setembro, que começa daqui a alguns dias ainda será com chuvas muito irregulares, sendo que somente em setembro é que mesmo irregulares terão uma maior frequência.

Apesar do tempo aberto no Rio Grande do Sul, os rizicultores continuam encontrando dificuldades para realizar o preparo do solo, já que as chuvas mantem os solos muito encharcados impossibilitando a entrada das maquinas. Mais, o bom é que as chuvas só deverão retornar as regiões produtoras do Rio Grande do Sul no final da próxima semana. Já no Sudeste e Centro-oeste chuvas agora também do meio para o fim da semana que vem.

Para finalizar, as chuvas continuam irregulares em todas as regiões produtoras do meio-oeste americano. Para essa quinta-feira há previsões apenas de pancadas de chuvas isoladas, sendo que em vários localidades o tempo permanecerá aberto e muito quente, onde já há perdas regionalizadas por déficit hídrico. E esse deverá ser o padrão para a próxima semana, sendo que somente a partir da segunda semana de setembro é que as chuvas retornarão com maior intensidade e maior frequência e abrangência para as principais regiões produtoras dos Estados Unidos, onde poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja e do milho.

Alerta Agroclimático - 27 agosto 2015 - Mapa Brasil

Alerta Agroclimático - 27 agosto 2015 - Mapa Eua

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário