Quarta-feira de tempo aberto em grande parte do Brasil

Publicado em 02/09/2015 07:07
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

A quarta-feira amanheceu com tempo aberto e sem chuvas em, praticamente, todo o Brasil. Porém, áreas de instabilidade irão provocar pancadas de chuvas sobre o leste de Santa Catarina e do Paraná, podendo atingir o sudeste de São Paulo. Essas chuvas serão de fraca intensidade e de curta duração, não causando nenhum dano às lavouras dessas regiões. Mas esse sistema meteorológico avançará na quinta-feira sobre São Paulo, onde irá provocar chuvas não só no Paraná, mas em toda faixa leste de São Paulo.

Com o Rio Grande do Sul, todo o Centro-oeste, grande parte do Sudeste e o MAPITOBA manterá o tempo aberto e sem chuvas ao longo dessa semana, as condições se manterão favoráveis à realização da colheita do milho safrinha, algodão, café, cana de açúcar e das hortaliças. Além de favorecer o plantio do milho verão no Rio Grande do Sul e beneficiar os produtores de arroz em seu preparo de solo.

E as chuvas deverão retornar à todas as regiões produtoras do Sul, Sudeste e Centro-oeste já nesse final de semana, devido ao avanço de uma frente fria. No sábado esse sistema deverá provocar chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e entre domingo e segunda-feira essa frente fria irá avançar sobre o Paraná e o Sudeste onde irá provocar chuvas em vários pontos de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais. Além dessa frente fria do final de semana, outra frente deverá avançar ao longo da semana que vem, provocando mais chuvas. Entretanto, serão chuvas irregulares, mas suficientes para elevar os níveis de umidade do solo. Mas essas chuvas irão inviabilizar os trabalhos de colheita do café e da cana de açúcar.

As temperaturas por conta dessa passagem das frentes frias deverão sofrer um pequeno declínio, mas nada que venha a causar impactos às lavouras.   

Alerta Agroclimático - 02 agosto 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário