Semana começa com previsão apenas para pancadas de chuvas

Publicado em 23/11/2015 06:09

Pela imagem de satélite pode-se observar muitas áreas de instabilidade sobre toda a faixa central e leste do Brasil nessa manhã de segunda-feira, porém, essas nuvens trarão apenas pancadas de chuvas muito localizadas e de baixa intensidade sobre as regiões produtoras do Sudeste e, principalmente no Centro-oeste. E essa condição para chuvas apenas na forma de pancadas irá permanecer inalterada ao longo de toda a semana. Sendo que a região oeste do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul serão as regiões que deverão receber pouca chuvas essa semana. Somente mais para o fim da semana é que poderá vir a ocorrer pancadas nessas áreas. E tais condições meteorológicas estão sendo bastante desfavoráveis a finalização do plantio da soja em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul. E o problema é que para a próxima semana os modelos de previsão indicam a mesma situação.

Somente no Estado de São Paulo é que há previsões de chuvas um pouco mais regulares, mais mesmo assim, essas chuvas só virão na forma de pancadas, ou seja, irá chover ao longo da semana em todas as regiões do Estado, mas hora numa região noutro dia em outra. Desse modo, as condições continuarão favoráveis ao plantio e desenvolvimento das culturas, bem como a realização da colheita da cana de açúcar e demais culturais, pois mesmo com a previsão para pancadas e como não serão em todas as regiões ao mesmo tempo, os trabalhos de colheita poderão prosseguir.

No Sul, as chuvas continuarão a ocorrer, principalmente no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, bem como em Santa Catarina, apenas na metade sul do Rio Grande do Sul é que há previsão de tempo mais aberto e firme, sendo que só há previsão para o retorno das chuvas entre quinta e sexta-feira. E esse tempo mais fechado e chuvoso no Paraná e no Mato Grosso do Sul está mantendo as condições favoráveis a proliferação de doenças e como as chuvas estão regulares, os produtores estão com dificuldades para realizar as devidas pulverizações, o que está trazendo certa apreensão não só por parte dos produtores como do mercado, pois poderá ocorrer reduções nos potenciais produtivos das lavouras. E a tendência é que esse tempo permaneça inalterado ao longo de toda a semana. Já no Rio Grande do Sul, com o tempo mais firme os produtores conseguirão ir a campo e realizar o plantio do arroz e da soja que também está bastante atrasado por conta das chuvas frequentes e acima da média.

No MATOPIBA e no Pará o começo da semana ainda será de tempo mais aberto e com possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas isoladas, mas para o final da semana novas áreas de instabilidade se organizarão sobre a região e chuvas mais generalizadas deverão ocorrer sobre toda a região. Mas ainda está complicado para realizar o plantio no pó ou mesmo em áreas com níveis mais baixos de umidade, já que as chuvas que deverão ocorrer ainda serão irregulares. Não há nenhuma perspectiva de que o regime de chuvas se regularize ao longo dessas próximas semanas, pelo contrário, a tendência é que ele se mantenha inalterado ao longo de todo esse final de ano e também começo de 2016. 

Alerta Agroclimático - 23nov 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário