Frente fria avança e provocará chuvas torrenciais no Sul do Brasil nessa sexta-feira

Publicado em 27/11/2015 06:11

Uma nova frente fria está se formando sobre a Argentina e Paraguai e irá avançar sobre a faixa oeste da região Sul do Brasil nessa sexta-feira provocando chuvas torrenciais em boa parte dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. E esse sistema aos poucos estará avançando sobre a região Sudeste onde irá manter o tempo fechado e chuvoso durante esse final de semana. Essas chuvas torrenciais no Sul irão inviabilizar todas as atividades agrícolas, além de manter as condições favoráveis a proliferação de doenças.

No Sudeste e Centro-oeste essa previsão de chuvas, novamente será de chuvas irregulares, onde muitos produtores ainda continuaram registrando baixos volumes ou até mesmo nenhum, agravando as condições das lavouras. E esse padrão meteorológico de chuvas irregulares irá se manter inalterado ao longo dos próximos dias.

Na região do MATOPIBA, bem como no Pará a sexta-feira será de previsão para pancadas de chuvas sobre o Tocantins, oeste da Bahia e regiões do extremo sul do Piauí e do Maranhão, no Pará a tendência é de muito mais nebulosidade do que chuvas, podendo eventualmente ocorrer alguma pancada muito isolada sobre as regiões produtoras. Com isso, as regiões com previsão para chuvas terão condições favoráveis a continuidade do plantio e ao desenvolvimento das lavouras. Mas como vem ocorrendo essas chuvas virão na forma de pancadas irregulares.

Alerta Agroclimático - 27 nov 2015

 

Previsão alerta para temporais no oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul

A quinta-feira (26) será de chuvas fortes no oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul e os institutos de meteorologia alertam para temporais nas duas regiões. De acordo com informações do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), algumas cidades do estado paranaense como Guaíra, Cascavel, Umuarama, Francisco Beltrão, Pato Branco e Laranjeiras do Sul há risco de chuvas mais fortes e trovoadas no período da tarde, conforme indicado na imagem abaixo.

Chuvas no PR - Simepar

Enquanto isso, no Mato Grosso do Sul, o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de MS), alerta que chuvas intensas serão registradas no sul do estado. Em Tacuru, Amambai e Sete Quedas, as precipitações deverão ultrapassar os 55 mm hoje. Já na região leste, as chuvas devem ser mais fracas e o volume não deverá ser superior a 15 mm.

Ainda nesta quinta-feira, centro informou que em quatro munícipios da região sul, o volume de chuvas acumulado já ultrapassou o previsto para todo o mês de novembro. Em Sete Quedas, as precipitações já totalizam 367 mm no mês, o volume é 98% acima da média histórica, de 185,4 mm.

Na região de Itaquiraí, o acumulado de chuvas é de 330,4 mm até o momento, o equivalente a uma alta de 108,6% acima da média histórica para o período. Em Amambai, o volume está 63% acima da média histórica. Veja abaixo o volume de chuvas acumulado nos primeiros vinte dias de novembro.

Chuvas acumuladas em novembro - Cemtec

Clique aqui e confira mais informações sobre meteorologia

 

Previsão para a cultura da soja, por Somar Meteorologia

Análise - 26/11/2015 Se no Sul do Brasil as chuvas castigam lavouras de soja, causando perdas que já chegam aos 20%, no restante do país são as chuvas irregulares que estão causando apreensão e prejuízos aos produtores. As fortes e constantes chuvas que castigam há mais de uma semana lavouras de soja do Paraná e de Santa Catarina já provocam perdas irreversíveis, tanto pelo excesso de umidade e baixa luminosidade quanto as excelentes condições à proliferação de doenças, como a ferrugem asiática. E como chove quase que diariamente, está bastante complicado para os produtores irem a campo e realizar as devidas pulverizações.

Além do passado, o futuro também não é tão animador, pois há previsão de mais chuvas para essas regiões ao longo dessas próximas duas semanas. E isso poderá trazer mais prejuízos aos produtores e reduzir ainda mais os potenciais produtivos das lavouras. São Paulo e a região sul do Mato Grosso do Sul também apresentam lavouras em boas condições de desenvolvimento e plantio com avanços a passos largos, uma vez que as chuvas estão ocorrendo de forma regular e em bons volumes. E como há previsão para que venham a ocorrer mais chuvas ao longo desses próximos 15 dias, as condições se manterão favoráveis a cultura. Mas vale lembrar que em algumas localidades do sul do Mato Grosso do Sul, principalmente o extremo sul, o excesso de umidade e de dias chuvosos também causam danos ao desenvolvimento das lavouras. Muito semelhante ao que está ocorrendo no oeste do Paraná com quebras de igual teor.

Agora em Goiás, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e em todo o cerrado mineiro, a irregularidade do regime de chuvas nessa safra está causando muita apreensão aos produtores, já que existem propriedades que estão a mais de 20 dias sem receber chuvas. E o replantio já é certo para muito produtores. O problema é conseguir semente de qualidade e com bom vigor. Ainda não há um percentual definitivo da área que deverá ser replantada, mais há relatos que poderá chegar a 20% em todo o Centro-Oeste, juntamente com Minas Gerais. Além disso, muitas lavouras desses Estados estão com um tamanho menor do que deveriam estar e isso também poderá comprometer a produtividade.

Previsão

E como esse padrão meteorológico de chuvas irregulares e temperaturas acima da média irá se manter inalterado ao longo das próximas semanas, a tendência é que ainda venham a ocorrer perdas localizadas.

No MATOPIBA, assim como no Pará, o plantio também segue bem atrasado devido às chuvas muito irregulares e na maioria das vezes abaixo da média. Contudo, nesse começo de semana as chuvas retornaram para essas regiões, permitindo que o plantio deslanchasse. Ainda é cedo para falar em perdas, mas é fato que ocorreram replantios também nessas áreas, uma vez que muitos produtores apostaram nas chuvas do início do mês e como houve um novo período de estiagem, muitas lavouras acabaram morrendo ou houve muita falha no stand de plantio. Para esses próximos 15 dias há previsão de novas chuvas para toda a região, porém ainda de forma muito irregular, o que manterá o plantio atrasado e com ainda perdas localizadas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia + NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário