Clima: Tempo firme em grande parte da região centro-norte do Brasil

Publicado em 01/12/2015 06:01

Pela imagem de satélite ainda pode ser observado muitas áreas de instabilidade sobre as regiões Sul e Sudeste nessa manhã de terça-feira e primeiro dia de dezembro. Chove nessa manhã em diversos pontos da faixa leste de Minas Gerais e Distrito Federal. Mas o problema permanece sobre o Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, norte de Minas Gerais e em, praticamente, todas as regiões produtoras do MATOPIBA e Pará, pois o tempo voltou a se firmar e não há previsões para chuvas generalizadas ao longo dessa semana. Podendo, no máximo, ocorrer pancadas de chuvas ainda mais irregular do que vem ocorrendo. E esse padrão meteorológico irá agravar ainda mais as condições das lavouras, principalmente de soja, que já sentem os efeitos negativos dessa irregularidade no regime de chuvas. As perdas de produtividade só aumentam a cada dia. E sem chuvas no MATOPIBA, muitos produtores já paralisam o plantio, à espera de novas chuvas que só deverão ocorrer no começo da semana que vem. Mas mesmo assim, esse retorno das chuvas sobre as regiões Centro-oeste e Norte do Brasil continuará sendo de forma irregular.

Na região Sul, a passagem de um novo sistema meteorológico irá trazer chuvas à região já a partir dessa tarde, mas os maiores volumes deverão ocorrer entre a quarta e quinta-feira. E com chuvas ao longo dessa semana, lavouras do Paraná e de Santa Catarina, bem como as que se encontram na região norte do Rio Grande do Sul poderão ser afetadas pelo excesso de umidade e baixas taxas de luminosidade, ou seja, tais condições meteorológicas irão manter as condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças e atrapalhar as aplicações de defensivos.

E o mês de dezembro que começa hoje deverá ter esse padrão meteorológico, hora chuvas mais concentradas no Sul, com volumes acima da média, incluindo o Estado de São Paulo e região sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais regiões do Brasil as chuvas até irão ocorrer, de forma irregular e com alguns períodos de tempo mais firme e seco, mas tais volumes de chuvas previstos deverão ficar abaixo da média, como mostra os mapas abaixo de chuvas totais e sua anomalia para todo o mês de dezembro.   

Alerta Agroclimático - 01 dez 2015

Alerta Agroclimático - 01 dez 2015

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário