Massa polar de inverno influencia o Sul e o Sudeste; Nordeste tem semana com muita chuva

Publicado em 05/01/2016 07:41

Uma grande massa de ar polar se espalha sobre o mar ao largo do litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os ventos frescos provocados por esta massa polar combinando com a grande quantidade de nuvens diminuiu a temperatura em no litoral e nas áreas ao leste das Regiões, mais próximas ao mar. Foi o que aconteceu, por exemplo, Curitiba, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Massa de Ar Polar - Climatempo

Esta é um massa de ar polar muito forte para os padrões normais de janeiro. Em geral, massas polares fortes assim ocorrem no outono-inverno. Além de aliviar o calor, esta massa polar terá um papel na redução da chuva no leste das Regiões Sul e Sudeste. O mapa mostra esta tendência. Os tons de vermelho-terra representam volumes de chuva baixos, que em geral não vão superar os 30 mm acumulados em cinco dias.

Nordeste tem semana com muita chuva

Muitas cidades da Bahia, de Sergipe e até do sertão de Pernambuco registram chuva e raios na segunda-feira, 4 de janeiro, depois semanas extremamente quentes e com sol forte, depois de um semestre de chuva escassa.
A mudança no tempo foi o resultado de uma frente fria que chegou forte sobre a Bahia estimulando a formação de muitas nuvens carregadas que provocaram chuva forte.

Imagem de satélite com as chuvas chegando ao Nordeste - Fonte: Climatempo

Imagem de satélite com as chuvas chegando ao Nordeste - Fonte: Climatempo
 

Clique AQUI para ver a imagem animada de satélite mostrando o avanço das chuvas na região

A tabela mostra alguns volumes acumulados entre 17 horas do dia 3 e 17 horas de 4 de janeiro de 2016. Em Macajuba, os 21 mm caíram em apenas 1 horas.

Tabela de Acumulados de Chuvas - Fonte: Climatempo

A Bahia, e muitas outras áreas do Nordeste, será privilegiada com chuva no decorrer da semana. A frente fria permanece no litoral da Bahia nesta terça-feira e a chuva continua.
Em Salvador também pode chover forte. A capital baiana teve muito pouca chuva nos últimos cinco meses. Embora não seja época normal de chuva, de agosto a dezembro de 2015 choveu cerca e 328 mm sobre Salvador, segundo o Inmet, sendo que a soma das médias mensais de chuva para estes meses é de 621 mm.

Nos próximos cinco dias, chuvas fortes e volumosas poderão ocorrer não só na Bahia mas também em áreas de Sergipe, do interior de Alagoas, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Piauí e do Maranhão.

Clique AQUI para conferir a análise da meteorologista da Climatempo Josélia Pegorin. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário