Clima: Paraná tem abril mais gelado desde 1999

Publicado em 29/04/2016 13:23

Depois de uma semana com temperaturas dignas de verão, abril termina com mínimas muito baixas. De acordo com o Simepar, é o abril mais frio desde 1999. Geadas fracas foram registradas em áreas isoladas de baixadas no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Sul da região metropolitana de Curitiba.

“Registramos três semanas de temperaturas típicas de verão, com o abril mais quente desde 1973. Agora temos uma massa de ar fria que é considerada forte até para o inverno. Não vemos temperaturas tão baixas em abril há 17 anos”, explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Renato Lazinski.

Segundo o Instituto Simepar, o frio continua rigoroso. Nesta sexta-feira (29), na região Oeste, o dia amanheceu na casa dos 4 ºC, sendo que a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, com 0,2 ºC e São Mateus do Sul, com 2,8 ºC. Em Curitiba, a mínima ficou em 4,9 ºC. Observou-se também o aumento da nebulosidade em várias áreas do estado.

Em Pato Branco, no Sudoeste, apesar da alta umidade e das temperaturas negativas na relva, praticamente não apareceu geada, apenas algumas áreas bastante localizadas. “O frio foi intenso nestes três dias na região. Tínhamos algumas áreas ainda susceptíveis de safrinha de milho, soja e feijão, que naturalmente foram e vão ser prejudicadas em seu desenvolvimento normal, mas ainda não podemos mensurar os danos neste momento, precisando aguardar mais alguns dias para uma melhor análise”, explica o agrônomo da regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Josemar Bannach Fonseca. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a geada de quinta-feira (28) não afetou as culturas de segunda safra.

Veja a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário