Clima: Semana começa com chuvas no Sudeste e muito frio no Sul

Publicado em 23/05/2016 07:08

A presença de uma frente fria na altura de São Paulo mantém o tempo instável e com possibilidade para pancadas de chuvas sobre grande parte do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais localidades tanto do Sudeste quanto do Brasil, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas nessa segunda-feira, a não ser nas regiões nordeste do Mato Grosso e sudoeste do Tocantins, onde algumas áreas de instabilidade conseguem provocar algumas pancadas de chuvas muito localizadas. Contudo, a partir de amanhã, terça-feira, o tempo abre em todo o Brasil, devido ao enfraquecimento dessa frente fria e o avanço de uma massa de ar polar, que desde o domingo mantém as temperaturas bastante baixas no Sul.

A passagem dessa frente fria pela região Sul e Sudeste nesses últimos dias contribuiu para a ocorrência de chuvas em diversas localidades produtores de milho safrinha do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Beneficiando a cultura e paralisando as perdas, que são grandes nesse ano. Contudo, a produção nacional de milho 2ª safra esse ano deverá oscilar na casa dos 51 milhões de toneladas. Até porque, mesmo as lavouras que estão sendo colhidas no momento, na qual foram plantadas no início de janeiro, apresentam índices de produtividade inferiores à média histórica. Essas chuvas também mantiveram os trabalhos de colheita do café e da cana de açúcar paralisados. Mas a partir de amanhã poderão ser retomados sem maiores transtornos. Entre o sábado e domingo houve registro de queda de granizo na região de Rio Verde, GO, atingindo áreas de milho. Mas ainda não há indicativos da perdas, já que os produtores estão avaliando as perdas. Contudo, como foi numa microrregião, as perdas à produção municipal serão pequenas. Porém, grande aos produtores atingidos. Houve também registros de queda de granizo em municípios do sul de Minas Gerais, atingindo lavouras de café, como foi o caso de São Pedro da União.

Já no Matopiba e no Pará, o tempo segue aberto e sem previsões de chuvas a não ser sobre a faixa norte das regiões Nordeste e Norte.

Para essa semana, a previsão é de tempo aberto em todo o Brasil e temperaturas baixas na região Centro-Sul devido à presença e avanço da massa de ar polar. Mas não há riscos para ocorrência de geadas a não ser nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. E para quem pensou que essa foi o último episódio de chuvas da temporada, se enganou. Uma nova frente fria estará avançando novamente sobre a região Sul e Sudeste nesse próximo final de semana e novas chuvas, muito parecidas com o que ocorreu nesse último final de semana, irão ocorrer. Seguido mais uma vez por uma massa de ar polar.     

Alerta Agroclimático - 23 maio 2016

Alerta Agroclimático - 23 maio 2016 b

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário