No Ceará, seca avança e passa de moderada a grave

Publicado em 20/10/2016 07:39

O cenário da estiagem no Ceará é cada dia mais alarmante, apontam os dados de setembro do Monitor da Seca - ferramenta do governo federal que acompanha a evolução do fenômeno e que tem como parceira a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o Mapa, o quadro piorou e muito, com atenção para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde era observada uma área com seca moderada até agosto e agora os indicadores apontam uma seca grave. Até maio, a RMF não havia sido atingida pelo fenômeno.

Nas demais áreas do Estado, sinaliza o relatório, observa-se a expansão, para norte, do nível extremo, além do aumento da área com grau excepcional para todo o Centro-Sul, sendo que a pior situação ocorre no Cariri e na parte inferior do Sertão dos Inhamuns. Para o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, a tendência é que a seca se agrave até dezembro, quando começa a pré-estação chuvosa.

Em julho passado, apenas pequenos trechos de quatro Estados, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí, registravam o índice mais drástico na escala das secas. No mês passado, houve um dilatamento desse espaço e, além do aumento do espaço, outros também foram afetados, como o Maranhão, Bahia e Alagoas.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário do Nordeste

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diário do Nordeste

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário