Com 10 cidades em emergência, RS deve ter novos temporais

Publicado em 26/10/2016 06:25

Uma nova área de baixa pressão se forma no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (26), causando risco de novos temporais no estado (veja no vídeo a previsão completa do tempo para cada região). A chuva vem afetando parte do estado desde a semana passada, e a Defesa Civil contabiliza 10 cidades em situação de emergência.

A chuva mais forte está prevista para o Noroeste. Há risco de queda de granizo e ventos de mais de 70 km/h. O tempo fica abafado desde o amanhecer, e à tarde faz calor.

No Sul do estado, chove desde o início do dia. Em Jaguarão faz 18°C, e a máxima alcança os 29°C. Na Campanha, também há chance de temporais. Em Dom Pedrito, as temperaturas variam entre 17°C e 25°C. Em São Borja, na Fronteira Oeste, os termômetros marcam entre 18°C e 26°C, também com chuva.

Na Região Central e dos vales, fortemente atingida pelos últimos temporais, também tem risco para queda de granizo. Em Santa Maria, as temperaturas ficam entre 19°C e 27°C.

Mas a chuva será ainda mais intensa entre o Norte e Noroeste. Em Erechim, o amanhecer é bastante abafado, com 20°C.  O tempo instável também na Serra. Em Caxias do Sul, à tarde, faz 27°C, com sensação de calor.

Em Porto Alegre, também tem risco de pancadas de chuva. A mínima fica em torno de 19°C e a máxima chega a 26°C. A chuva só para na sexta-feira (28), e as temperaturas devem cair no final de semana.

10 cidades em emergência

Chegou a 81 o número de cidades afetadas pela chuva que atinge partes do Rio Grande do Sul desde a semana passada, conforme apontou a Defesa Civil em boletim divulgado no final da tarde desta terça-feira (25). Destas, 10 tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pelo órgão: São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Pareci Novo, Liberato Salzano, Pantano Grande, Montenegro, Ernestina, Getúlio Vargas, Vila Maria, Catuípe.

São 6.158 residências atingidas, e 802 famílias tiveram que sair de casa – 198 estão em abrigos públicos e 604 foram acolhidas por amigos e familiares. Segundo a Defesa Civil, durante a tarde foram realizados atendimentos a moradores atingidos e levantamentosa de áreas de risco.

O órgão ainda presta apoio às coordenadorias regionais no repasse de material para os atingidos. Por meio de uma parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimentos e Recursos Assistenciais, já foram entregues quase 3 mil refeições a famílias atingidas, além de 96 lavagens de roupas realizadas.

Granizo

Entre a tarde e a noite desta terça (25), a chuva de granizo danificou residências e prejudicou lavouras em municípios do estado. Segundo a Defesa Civil, cerca de 50 casas tiveram danos nos telhados em Santo Antônio do Palma, no Norte. O problema também foi registrado em Vila Maria, na mesma região, e em Candelária, no Vale do Rio Pardo, mas não houve contabilização.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - RS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário